Na última quinta-feira (3), o secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, apresentou aos conselhos temáticos de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Social (CTRT), de Micro e Pequenas Empresas (COMPEM) e de Infraestrutura (COINFRA), o Programa de Residência Profissional que irá oportunizar aos recém graduados dos cursos de Engenharia e de Ciências Sociais Aplicadas, a inserção no Mercado de Trabalho de forma qualificada.
O Programa foi idealizado pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e será desenvolvido em parceria com a Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema), através da qual as bolsas serão fornecidas aos contemplados (no valor de R$ 2.500 reais).
Caberá a FAPEMA, a condução da parte acadêmica do Programa. Já a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) terá importante papel na articulação junto aos empresários na adesão ao programa, empresariado que receberão praticamente sem nenhum ônus os residentes, por um período de 12 meses.
“Ficamos muito satisfeitos quando conseguimos entregar políticas públicas com impactos tão positivos, como o Residência Profissional. Quando for lançado pelo governador Carlos Brandão, os profissionais selecionados, além da remuneração de bolsista, ganharão por parte das empresas (como contrapartida), ticket alimentação, vale transporte, seguro de vida e plano de saúde, e o mais importante: experiência, oportunidade em que no ambiente profissional, colocarão em prática as profissões, no campo das engenharias, cuja opção fizeram.
Os empresários, formarão a sua mão de obra com a cultura da empresa, em contrapartida, ficarão com os profissionais com os quais forem contemplados, por igual período da bolsa concedida pelo Estado.
O propósito do governo do Maranhão, é que esse seja uma prática que garanta os cargos com melhor remuneração e qualificação, aos graduandos do Maranhão, ocupados por maranhenses, "melhorando assim a renda percapta”, defendeu o secretário Luiz Henrique Lula.
O Residência Profissional será lançado ainda este ano pelo governador Carlos Brandão e a expectativa é que o programa atenda 100 novos profissionais. O objetivo do Programa é formar tecnicamente os profissionais maranhenses para disputarem os melhores cargos e salários ofertados no Maranhão, além de auxiliar e investir para que o empresariado forme o profissional que deseja.
Além do secretário, estiveram presentes na reunião, o assessor do Trabalho, Ricardo Gonçalves, e o coordenador do Trabpesca, Aleff França. O presidente da Fapema, Nordman Wall, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Celso Gonçalo; o diretor da Fiema, João Batista Rodrigues; e vice-presidente do Conselho de Relações do Trabalho e Desenvolvimento Social, Osvaldo Pavão.