A equipe da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), coordenada pela Secretaria de Cultura de Parintins, realizou, na manhã da última quarta-feira (20), uma ação de busca ativa na região da Valéria. O objetivo é localizar e identificar fazedores de cultura popular e tradicional que atuam nas zonas rurais do município, ampliando o alcance das políticas públicas voltadas para o setor cultural.
A busca ativa é essencial para democratizar o acesso aos recursos destinados à valorização da cultura local, permitindo que fazedores de cultura das regiões mais afastadas participem das ações.
Segundo Kamily Pantoja, técnica da PNAB em Parintins, a ação é fundamental para garantir que comunidades fora do centro da cidade também sejam contempladas. "É muito importante que essas buscas ativas aconteçam nas zonas rurais, em comunidades que não sejam só o centro da cidade, para poder dar oportunidade aos mestres, a pessoas fazedoras de culturas populares e tradicionais do município. A ideia é incentivá-las a participarem dos editais, porque esses recursos visam valorizar a cultura local e são uma forma de gratificação pelas ações culturais promovidas por essas pessoas", destacou.
A Secretaria de Cultura planeja expandir as visitas a outras comunidades do município, assegurando que mais fazedores de cultura possam ser incluídos nas políticas de incentivo cultural. Além disso, ações de orientação sobre o processo de inscrição nos editais serão realizadas, promovendo maior participação e acesso aos recursos disponíveis.