Geral Legislativo - MS
Desembargadora e ativista cultural são homenageadas por Caravina pela atuação no combate a
Personalidades e instituições que se destacaram na luta pela igualdade racial foram homenageadas pela Assembleia Legislativa com o Troféu do Mérito...
30/11/2024 09h05
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS

Personalidades e instituições que se destacaram na luta pela igualdade racial foram homenageadas pela Assembleia Legislativa com o Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva.  A sessão solene especial para entrega da honraria foi realizada na noite de ontem (28) e homenageou 26 personalidades que contribuíram para o combate ao racismo e a valorização da cultura negra.

Por indicação do Deputado Pedro Caravina (PSDB), foram homenageadas a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJ-MS). Negra e de origem indígena, ela é professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e foi uma das fundadoras do grupo Tez (Trabalho Estudos Zumbi), primeira organização do movimento negro no estado e Jessica Cândido, ativista cultural e uma das idealizadoras do Festival Afronta, que destaca a valorização da cultura negra, promovendo a inclusão e o acesso à cultura de forma gratuita e democrática.

Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS

Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MS

A homenagem foi criada em 2009 por iniciativa do deputado Amarildo Cruz (PT), falecido em março de 2023. Neste ano, por proposição da deputada Gleice Jane (PT), proponente do evento, “Tia Eva” passou a integrar o nome do troféu, em homenagem a mulher que fundou uma comunidade quilombola em Campo Grande e incentivou a igualdade racial no âmbito estadual, por força da Resolução 108/2024.

O deputado Pedro Caravina (PSDB), relembrou da luta do ex-deputado Amarildo Cruz em favor das pautas antirracista e destacou a necessidade de continuar avançando na pauta.

“Nós avançamos muito, mas precisamos avançar ainda mais. Parabéns a todos que foram homenageados, pelo trabalho que cada um fez”, considerou.