A Polícia Militar dará início à Operação Natal, uma ação estratégica voltada para intensificar a segurança pública em todo o estado. A operação acontece de 9 a 26 de dezembro, com foco especial nas áreas de maior movimentação do comércio varejista.
O mês de dezembro é marcado por celebrações natalinas, férias e o início do verão, fatores que contribuem para o aumento significativo da circulação de pessoas e bens nas zonas comerciais. Esse movimento intensificado também favorece a ocorrência de crimes como furtos, roubos e fraudes.
O comandante-geral, coronel Douglas Caus, destacou que o empenho dos policiais militares nesse período será feito de forma estratégica. “O policiamento será intensificado as vias públicas próximas ao comércio, pontos de ônibus, praias, veículos de aplicativo e abordagem a pessoas feitas nessas regiões com o intuito principal de prevenir o crime contra com o patrimônio”.
Diante desse cenário, a Polícia Militar reforça seu compromisso com a preservação da ordem pública, direcionando esforços para garantir maior segurança durante o período. A Operação Natal busca implementar um policiamento ostensivo mais eficiente e direcionado, priorizando os locais e horários de maior fluxo de pessoas.
O principal objetivo da iniciativa é proporcionar uma sensação de segurança para quem frequenta os principais centros comerciais do estado durante as compras natalinas. Para isso, foram traçadas metas específicas, como o aumento do efetivo em áreas comerciais, a intensificação do patrulhamento preventivo e a realização de abordagens a indivíduos e veículos suspeitos.
Diariamente serão empenhados o efetivo médio de 1.324 policiais militares em 487 viaturas. As ações serão conduzidas por militares em escalas ordinárias, extras, ISEO ou extraordinárias, a critério de cada Unidade Operacional.