Cidades Rio Preto - SP
Maria do Carmo Gardin recebe homenagem da prefeitura
Cerimônia marca reconhecimento do trabalho pelas políticas públicas e os direitos das pessoas idosas
09/12/2024 19h01
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

O prefeito Edinho Araújo realizou nesta segunda-feira, 9/12, uma homenagem à memória da assistente social Maria do Carmo Liria Andreu Gardin, que presidiu o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) de 2022 até a data de seu falecimento, no dia 24 de setembro de 2024.

Durante a cerimônia, realizada no gabinete do prefeito, a sala do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), que fica na Casa dos Conselhos, foi oficialmente nomeada com o nome de Maria do Carmo, em reconhecimento ao seu legado de dedicação e fortalecimento do controle social.

O evento contou com a presença de familiares, amigos, representantes dos Conselhos Municipais e autoridades. Na ocasião, o prefeito entregou uma placa simbólica à família de Maria do Carmo, enfatizando a sua trajetória como líder comunitária e defensora dos direitos das pessoas idosas.

“É com grande carinho e respeito que prestamos essa homenagem em memória de Maria do Carmo. Para sua família, fica nosso reconhecimento e agradecimento pelo seu legado”, concluiu o prefeito.

A secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, também fez parte da solenidade. “A Mari, como carinhosamente era chamada, foi uma mulher que se dedicou incansavelmente ao fortalecimento das políticas públicas, especialmente para as pessoas idosas. Sua ausência deixou um grande vazio. Sua trajetória será sempre lembrada por sua ética, compromisso e visão”

Diego Liria Gardin, um dos três filhos de Maria do Carmo, falou em nome da família. “Só gostaria de agradecer a todos pela homenagem e por acreditarem na luta da minha mãe”.

Sobre a Casa dos Conselhos

Criada para potencializar a atuação dos Conselhos Municipais no processo de controle social, a Casa dos Conselhos é um espaço estruturado para dar suporte às atividades de conselheiros e facilitar o acesso da sociedade às informações sobre políticas públicas. É uma porta de acesso a todo cidadão que necessite de informações e esclarecimentos sobre o funcionamento das políticas públicas locais e das garantias de direitos.

Atualmente, o local acolhe os Conselhos Municipais da Assistência Social (CMAS), dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Pessoa Idosa (CMDPI) e sobre Álcool e outras Drogas (COMAD). Eles se reúnem ordinariamente uma vez por mês, e extraordinariamente quando necessário; além de reuniões de comissões de trabalho e câmaras técnicas de cada conselho. Ocorrem ainda reuniões preparatórias para eventos como conferências, seminários e oficinas que tratam de políticas públicas de cada segmento.

Sobre o CMDPI

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) é um órgão colegiado de caráter público, sem fins lucrativos, paritário (em pares), consultivo, normativo e deliberativo as diretrizes da Política Municipal do Idoso, com sede e abrangência no município de São José do Rio Preto. Foi criado e implantado pela Lei nº7.220/1999 e alterado pela Lei nº14.496 de dezembro de 2023.

O legado de Maria do Carmo Liria Andreu Gardin

Maria do Carmo Liria Andreu Gardin, nascida em 8 de dezembro de 1957 é natural de Santo André – SP. Casada com Eduardo de Oliveira Gardin, teve três filhos: Eduardo Liria Gardin, Diego Liria Gardin e Andreus Liria Gardin. 

Formada em Serviço Social pela Faculdade Paulista de São Caetano do Sul, atuou por mais de 30 anos, e durante sua formação se dedicou a implementação de novas políticas públicas. Pós-graduada em administração e elaboração de projetos socias, formação em terapia comunitária na CENPE – UNESP, atuou como secretária de Assistência Social do município de José Bonifácio – SP; presidiu o Conselho Municipal de Assistência Social de Rio Preto CMAS – 2002 a 2006. Implantou e implementou o serviço de acolhimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social de 2004 a 2011 e com louvor presidiu o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) 2022 a 2024. Neste cargo, teve a oportunidade de trabalhar em projetos voltados às políticas públicas para pessoas idosas. Uma mulher de reputação ilibada, reconhecida por sua integridade, equilíbrio, força, visionária e principalmente por sua resiliência.Sua experiência como assistente social deixa um legado importante em São José do Rio Preto e na Política Pública, especialmente no que diz respeito à pessoa idosa. Faleceu no dia 24 de setembro de 2024 aos 66 anos. 

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa - Maria do Carmo Liria Andreu GardinAvenida Bady Bassitt, 3697 – CentroTelefone: 17 3211-1850