Geral Maranhão
Funac promove 4ª edição do projeto Semeando o Respeito em Imperatriz
Objetivo é sensibilizar jovens do respeito às diferenças e promover a reflexão sobre a luta pela igualdade e pela valorização da cultura negra, por...
09/12/2024 22h31
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

Sensibilizar os jovens sobre a importância do respeito às diferenças e promover a reflexão sobre a luta pela igualdade e pela valorização da cultura negra, por meio da poesia e da expressão artística. Este é o objetivo do projeto Semeando o Respeito, realizado pela Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) com socioeducandos do Centro Socioeducativo de Internação Semear (CSI Semear), em Imperatriz.

O Semeando o Respeito é desenvolvido desde 2021 e a culminância deu-se com uma apresentação, na qual os adolescentes puderam compartilhar poesias e poemas, que foram trabalhados durante o período de realização do projeto. “Esta ação insere-se no rol de iniciativas que a Funac desenvolve e que busca conciliar o processo educacional formal com instrumentos que unem as várias formas de produção do conhecimento, bem como une a teoria com a prática”, afirma a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.

Para a ação, a pedagoga do centro, Vânia Cléia Rodrigues de Sousa, idealizadora e executora do Semeando o Respeito, explica que a escolha do gênero literário foi feita pela organização, incluindo poemas e poesias, além de estudo dos poetas negros maranhenses e atividades voltadas para o tema. “Também incluímos a produção de egressos, que deixaram seus textos em nossos arquivos, para servirem como fonte para os atuais alunos”, explicou a pedagoga.

A programação contou, ainda, com a participação das professoras Izaura Silva e Maria Luísa Sousa (presidente de honra do Centro de Cultura Negra Negro Cosme), que realizaram uma palestra sobre a temática da consciência negra. Na oportunidade, foi abordada a importância do respeito e da valorização da diversidade, além do compartilhamento de experiências vividas ao longo do tempo.

Desenvolvimento

O Semeando o Respeito foi durante os meses de outubro e novembro, por meio de documentários, filmes e textos relacionados à temática, bem como rodas de conversa e diálogos.

As apresentações, por sua vez, aconteceram em forma de jograis, em slides e em cartazes feito pelos socioeducandos. Para o diretor do CSI Semear, Rodrigo Barbosa Bonfim, o Semeando o Respeito foi uma oportunidade importante para sensibilizar sobre a importância do respeito às diferenças. “Estamos conseguindo promover a reflexão sobre as várias lutas por igualdade, o que acaba contribuindo, também, no processo de aprendizagem desses adolescentes”, finalizou.