Geral Maranhão
Governo do Maranhão avança na formação de novos profissionais para a Polícia Civil e Perícia Oficial
Entre os alunos, estão 42 delegados, 29 investigadores, três escrivães e nove peritos, que passam por instruções teóricas e práticas para desenvolv...
09/12/2024 22h46
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

O Governo do Maranhão mantém o compromisso de ampliar os efetivos da Polícia Civil e da Perícia Oficial do Estado. Atualmente, 83 aprovados no concurso público estão em curso de formação na Academia de Polícia Civil do Maranhão (Acadepol-MA). Entre os alunos, estão 42 delegados, 29 investigadores, três escrivães e nove peritos, que passam por instruções teóricas e práticas para desenvolver habilidades necessárias à segurança pública.

Na manhã desta segunda-feira (9), o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, o delegado-geral Manoel Almeida Neto e superintendentes da Polícia Civil estiveram na Acadepol-MA para acompanhar as atividades do curso. Os conteúdos que estão sendo ministrados abrangem disciplinas como defesa pessoal, saúde física, armamento e tiro, além de direção defensiva e procedimentos operacionais padrão.

"A formação de novos policiais civis e peritos oficiais é mais um investimento forte do governador Carlos Brandão para fortalecer cada vez mais a segurança pública do Maranhão. Aqui, eles estão sendo preparados por profissionais de excelência e sairão aptos para bem servir a sociedade, atuando na prevenção e no combate ao crime”, destacou o secretário Maurício Martins.

O delegado-geral Manoel Almeida Neto elogiou o desempenho dos alunos. "Percebemos os nossos alunos motivados, participando das instruções com muita vontade. A academia está a todo vapor, buscando a melhor formação dos nossos profissionais que estão aqui: delegados, investigadores e escrivães. Portanto, a academia segue firme no propósito de bem formar os nossos profissionais", afirmou.

A estrutura da Acadepol-MA também foi ressaltada pelo delegado Breno Galdino, diretor da instituição. "A academia se encontra em pleno funcionamento. Estamos com as atividades todas bem desenvolvidas. Temos um corpo de professores de excelência, trazendo a qualificação que a gente precisa para os nossos alunos. O aproveitamento, hoje, é de 100% e esperamos continuar assim até o fim do curso", destacou.

A academia também passou por reformas estruturais para oferecer um ambiente mais adequado à formação dos alunos. Salas de aula e vestiários foram totalmente renovados, e o espaço destinado à prática de tiro recebeu melhorias significativas. Além disso, outras áreas continuam em processo de intervenção, com o objetivo de ampliar as possibilidades de uso da instituição para constante aperfeiçoamento dos quadros da segurança pública.

Os alunos expressaram satisfação com o curso. Para Tatiana Andrade, investigadora em formação, a experiência tem superado expectativas. "A gente estava numa expectativa muito grande para o início do curso e estamos muito felizes com a execução, com as disciplinas. Estamos sendo preparados e a aplicação dos professores é sensacional. Todos os executores, todos os professores estão empenhados em dar o máximo para a gente sair daqui completo", declarou.

"Nós estamos na expectativa, agora, de exercer o melhor trabalho possível, com eficiência, com eficácia, com agilidade e desempenhar nossa função pública, nosso ideal de servir às pessoas que necessitam. A gente agradece por esforço, por esse empenho de nos colocar aqui na academia. Queremos agradecer aos nossos executores, diretores, ao secretário e ao nosso governador pelo esforço", acrescentou a aluna.

O curso de formação segue em ritmo intenso, buscando preparar os novos profissionais para reforçar a segurança pública no estado. Antes de ingressarem nas instituições de fato, os profissionais em formação passarão por um estágio supervisionado.