Segurança Segurança Pública
102 policiais militares concluem o Curso de Formação de Oficiais
Com carga horária de 3.780 horas-aula, o CFO preparou os aspirantes nas áreas técnica e operacional, e também os moldou como líderes. A espada, en...
10/12/2024 23h03
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, foi palco da cerimônia de formatura da Turma Aspirantes 2024, batizada como Turma Coronel PM Carlos Octávio Valente Aymoré, na noite da última sexta-feira (06). Ao todo, 102 policiais militares concluíram o Curso de Formação de Oficiais (CFO), encerrando três anos de preparação.

O evento teve início com a entrada dos formandos que, pela última vez como cadetes, entoaram a canção da APMG. Um dos momentos mais simbólicos foi a devolução do Espadim Tiradentes, que representa o compromisso assumido no início da jornada, em fevereiro de 2022.

Com carga horária de 3.780 horas-aula, o CFO preparou os aspirantes nas áreas técnica e operacional, e também os moldou como líderes. A espada, entregue durante a solenidade, simboliza essa responsabilidade, reforçando que a liderança no contexto militar é sinônimo de decisão, comando e proteção da sociedade.

Além disso, a cerimônia destacou o cadete que alcançou a primeira colocação geral, conduzindo o grupo durante os atos protocolares, em reconhecimento à sua dedicação e desempenho.

Durante a formatura dos Aspirantes 2024, ocorreu o momento de entrega da espada. A espada, além de um elemento tradicional das forças militares, carrega um simbolismo: é a representação da autoridade, do poder e da responsabilidade que cada novo oficial assume ao ingressar na carreira. A entrega desse símbolo marca o reconhecimento da prontidão dos formandos para assumir seus papéis como oficiais da Polícia Militar do Paraná (PMPR).

Segundo a PMPR, receber a espada é um compromisso com a missão de comandar, guiar e, sobretudo, garantir a proteção da sociedade em situações desafiadoras e decisivas.

O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, parabenizou os novos aspirantes e ressaltou a sua importância dentro da PMPR. "Hoje celebramos não apenas a conclusão de um curso, mas o início de uma jornada de compromisso com a segurança pública e a sociedade paranaense. A formatura da Turma Aspirantes 2024 é um marco importante, fruto de três anos de esforço, aprendizado e superação, a espada que cada um de vocês recebeu não é apenas um símbolo; é a representação do peso das decisões que precisarão tomar ao longo da carreira. Liderar é uma responsabilidade imensa, e cada um de vocês está sendo preparado para isso. Que a dedicação e o espírito de serviço que os trouxeram até aqui sejam o alicerce de suas futuras conquistas. A Polícia Militar do Paraná confia em vocês para honrar essa farda e proteger a nossa sociedade com coragem e justiça", disse.

A solenidade se encerrou com a tradicional saudação aos aspirantes, que agora seguem para suas funções nas unidades da PMPR em todo o estado, prontos para contribuir com a segurança pública do Paraná.