Evento integra a agenda de ações do projeto de Equidade em Saúde da ESP/CE
Objetivando potencializar conhecimentos e habilidades para um atendimento mais humanizado e inclusivo nos serviços, a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizou o Seminário Boas Práticas para a Atenção em Saúde às Pessoas Transgênero.
O evento aconteceu na sede da autarquia, em Fortaleza, na última terça-feira (10), mobilizando cerca de 150 profissionais da Atenção Primária e Especializada. Palestras, mesas-redondas e conferências integraram a programação.
Entre os assuntos que pautaram as atividades estiveram as políticas de saúde para as pessoas trans, as diretrizes para o cuidado na afirmação de gênero no serviço ambulatorial transdisciplinar e o cuidado da incongruência de gênero na infância e adolescência.
Representantes do Ministério da Saúde (MS), da Sesa e de movimentos sociais conduziram os momentos de explanação.
Segundo a gerente de Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, Vanessa Araújo, a iniciativa faz parte do projeto Equidade em Saúde da instituição, que busca promover o enfrentamento às desigualdades sociais por meio de ações em áreas como letramento racial e de gênero, violências em saúde e saúde prisional. Confira o depoimento da gestora:
O cirurgião-dentista e residente em Saúde Coletiva pela ESP/CE, João Gabriel de Souza, foi um dos participantes. Ele acredita que o encontro irá ajudá-lo a pensar em ações efetivas voltadas para esse público.
“Eu, estando no meu lugar de fala, já que faço parte dessa comunidade, vejo avanços, mas sei que há um longo caminho pela frente. Por isso, esse seminário ajudará a produzir mais conhecimento sobre a temática, além de promover uma maior atuação da Educação Permanente em Saúde (EPS) e aperfeiçoar o atendimento em todo o estado”, destacou. Ouça o relato completo:
Leia também:Cuidado integral a populações vulneráveis pauta seminário para profissionais de saúde na ESP/CE