Entre as principais obras de infraestrutura, promovidas pelo Governo do Estado, em Tucuruí, estão a nova Orla e o primeiro módulo da Feira Municipal, ambos já entregues em 2024. Outro destaque, entre os investimentos estaduais no município, é o avanço da construção do Novo Hospital Regional, que já registra mais de 30% dos serviços concluídos.
“Em Tucuruí, o Estado vem investindo em obras que trazem mudanças para o dia a dia da população, garantindo lazer, saúde e geração de emprego e renda. Foi assim na entrega da Nova Orla, que deixou a cidade ainda mais bonita e criou condições para o turismo. A Nova Feira proporcionou um ambiente confortável e seguro para os moradores e feirantes, gerando o desenvolvimento da economia. O Hospital Regional de Tucuruí vai desafogar os hospitais da região e facilitar a assistência à saúde no município. A gestão estadual segue incentivando o desenvolvimento do Pará através de obras como essas”, ressalta Ruy Cabral, secretário de Obras Públicas do Pará.
Há cerca de 30 anos, o comerciante Luiz Catarino Dias atua na Feira de Tucuruí. “A estrutura necessitava de manutenção, tinham pedaços caindo, muita goteira e outros problemas. Ficou tudo bonito e com mais segurança, com banheiro adequado, iluminado, tudo em ordem. Tudo isso contribui para uma renda melhor, porque aumentou o nosso movimento. Foi uma grande melhoria para nós, todo mundo ficou muito alegre”, conta.
A infraestrutura vai contar com 220 leitos operacionais clínicos para as diversas especialidades, além de UTI Pediátrica, UTI Adulto, UTI Neonatal, UCI Neonatal Canguru e UCI Neonatal. Oferecerá ainda atendimento em média e alta complexidade, com urgência 24 horas em Obstetrícia, Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com AVC, Pediatria, e Traumatologia e Urgência referenciada em Cardiologia, Oncologia, Clínica Médica e Clínica Cirúrgica. Também terá internação hospitalar e atendimento ambulatorial em diversas especialidades.“O novo Hospital Regional vai trazer bastante benefício, porque a saúde é primordial para as pessoas. Com uma unidade de grande porte como essa, creio que vai ajudar muito a população, além de impulsionar os comércios do entorno, com o maior fluxo de pessoas”, ressalta Kerveny Nayara Passos, moradora de Tucuruí.