Saúde Amazonas
Na FCecon, Parque de Imagem realiza mais de 40 mil exames em 2024
Os exames de imagens, aliados ao resultado de biópsia, possibilitam ao médico conduzir com maior segurança o tratamento do câncer...
08/01/2025 13h50
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas

FOTO: Laís Pompeu/FCecon

O Parque de Imagem da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou 41.797 procedimentos em 2024, entre exames de raio-x, tomografias, ultrassonografias, mamografias e biópsias guiadas por tomografia. Os exames são importantes nas fases de tratamento do câncer.

A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destaca a importância do Parque de Imagens da FCecon na prestação dos serviços de assistência à saúde. “Na Fundação Cecon, temos um dos melhores parques de imagem da rede pública de saúde, onde são feitos exames que são fundamentais para o tratamento, sendo referência na região Norte”, frisou.

Condução do tratamento

Conforme o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, os exames de imagens, aliados ao resultado de biópsia, possibilitam ao médico conduzir com maior segurança o tratamento do paciente, seja por meio de abordagem cirúrgica, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. Ele explica que após a definição do método e início do tratamento, o paciente precisará realizar exames de imagens para acompanhamento, na avaliação da resposta.

“Os exames de imagem ajudam o médico a avaliar se o câncer regrediu, estabilizou ou progrediu, além de direcionar procedimentos como biópsias, drenagens ou ablação de tumores, proporcionando precisão e segurança. O Parque de Imagem dispõe de aparelhos digitais – raio-x, mamografia, tomografia e ultrassonagrafia –, que viabilizam que o paciente, ao sair do consultório, realize o agendamento e evite que seja remanejado para outras unidades”, destacou Mourão.

Números

Segundo a gerente do Parque de Imagem, Fabiana Moreira, existem alguns procedimentos que são mais demandados no serviço. Do total de 41.797 mil exames, ela disse que o de tomografia fica em primeiro lugar – 20.085, seguido da ultrassonografia – 10.710, raio-x – 5.030 e mamografia – 750.

“Os exames de tomografia mais solicitados são de tórax, abdômen e pelve, os quais são utilizados como rastreio e rotina, sejam trimestral, semestral ou anual. Durante as internações na Urgência e Emergência, são importantes para a conduta do médico plantonista. As ultrassonografias mais solicitadas são de mama, abdômen total e tireóide/região cervical”, explicou a enfermeira.

Quanto ao exame de raio-x, pontua a enfermeira, são utilizados em procedimentos pré e pós-operatório, e de rotina para acompanhamento na Urgência e Emergência, enfermarias e ambulatório para controle. Ela disse também que o exame é bastante solicitado por médicos ortopedistas para acompanhamento em casos de dor, possíveis metástases, pois demonstra possíveis fraturas patológicas.

Melhorias

Ao longo de 2024, conforme a enfermeira, foram feitas diversas ações voltadas para proporcionar um serviço de qualidade ao paciente, dentre elas, a instalação de ar-condicionado na sala do exame de mamografia, o aparelho de raio-x digital está interligado com o PACS – ferramenta que viabiliza a comunicação e o armazenamento de imagens –, enviando as imagens via Wi-fi diretamente ao médico.

“Ampliamos a porta de acesso da sala 3, da ultrassonografia, para facilitar o acesso de pacientes acamados e cadeirantes. Também dispomos de acadêmicos de enfermagem voluntários na assistência da Radiologia. Eles ajudam na triagem, punções, administração de contratos, sempre supervisionado pela enfermeira do serviço”, destacou Moreira.