Por Ana Gabriela Salu
Em 2023, a Prefeitura, através da Secretaria de Trânsito (Setran), se dedicou a ações para transformar o trânsito mais seguro para todos em Praia Grande. Ao todo, foram atendidas 21.008 pessoas, com 50 campanhas educativas e 16 palestras. Além da distribuição de 18.450 folders educativos relativos à segurança viária. Outro projeto da Setran que continua sendo um sucesso é o Concurso Cultural de Vídeos que neste ano chegou a sua 6ª edição. Com o tema “Uni Duni Tê, o escolhido foi você... No Trânsito, escolha a vida!”, 25 escolas municipais participaram e a grande vencedora foi a E.M Antônio Rubens Costa de Lara.
Além das campanhas de conscientização e prevenção, garantir uma boa sinalização viária também contribui para um trânsito mais seguro e eficiente. Neste ponto, a Setran realizou a colocação de 1126 novas placas ao longo do município, além de mais de 923 substituídas por modelos mais novos. A sinalização horizontal também recebeu todos os cuidados necessários, com mais de 18.426,12 m² de faixas de pedestres pintadas, 36 lombadas revitalizadas, além de diversas pinturas de vagas de estacionamento exclusivo, como de idoso e pessoas com deficiência, faixas seccionadas, faixas contínuas, áreas de carga e descarga, entre outros. Os Terminais Tatico e Tude Bastos também receberam a ampliação das vagas de estacionamento de curta duração (motoristas podem parar por até 3 minutos) visando facilitar o desembarque de passageiros que acessam esses locais. Também foram implantados um semáforo com botoeira no Viaduto 18 e um cruzamento semafórico com fase para pedestre no Viaduto 3.
Para garantir mais segurança no trânsito, a (Setran) realiza há anos a implantação do sistema viário binário (com sentido de circulação de veículos alternados) na Cidade. E desde o início de 2023, 40 vias já receberam as mudanças. O foco nesse ano foram trechos perto das escolas municipais, visando facilitar a fluidez do trânsito nesses locais. Entre os benefícios estão ainda o aumento da oferta de vagas de estacionamento, além do ordenamento viário. Criado para desafogar o trânsito nas vias dos grandes centros urbanos, o sistema binário vem sendo cada vez mais utilizado em municípios de todo o País. Com o sistema, as vias passam a funcionar com sentidos de direção alternados, evitando que os condutores precisem percorrer trechos mais longos que o necessário para chegar ao seu destino. Antes de realizar os trabalhos, a Setran realiza estudos de impacto e características físicas das vias.
Carros estacionados há muito tempo no mesmo local, com vidros e peças quebradas, falta de placa e com rodas removidas, estacionados em áreas públicas, podem caracterizar veículos em estado de abandono. E para evitar que se tornem transtornos urbanos, a Setran realiza diariamente a fiscalização destes veículos. E somente de janeiro a novembro deste ano, 356 veículos em estado de abandono foram fiscalizados nas vias da Cidade, destes 12 foram removidos ao pátio, outros foram retirados pelos proprietários ou a denúncia não se comprovou. As ocorrências são levantadas através de patrulhamento pelos bairros, ouvindo moradores dos arredores e denúncias feitas pela população através da linha gratuita e 24 horas da Setran, o 0800-7720194, ou pela Ouvidoria Municipal.