Agricultura Agricultura
Epagri disponibiliza índice de estresse térmico para evitar perdas na produção de leite decorrentes do calor extremo
Mapa apresenta índice de estresse térmico dividido em cinco níveisO calor extremo pode afetar a produtividade e a qualidade do leite produzido pe...
31/01/2025 18h04
Por: Redação Fonte: Secom SC

Mapa apresenta índice de estresse térmico dividido em cinco níveis

calor extremo  pode afetar a produtividade e a qualidade do leite produzido pelas vacas. Para evitar isso, a Epagri disponibiliza no portal  Agroconnect  o monitoramento do índice de estresse calórico para bovino de leite em SC. O índice calcula o estresse térmico dos animais pela equação ITU, que leva em consideração a temperatura do ambiente e a umidade relativa do ar. Atentas a esse índice, as famílias pecuaristas de Santa Catarina podem adotar medidas para diminuir o estresse nos animais e, consequentemente, as perdas na produção e qualidade do leite. 

Ao entrar no Agroconnect o usuário deve selecionar a opção Bovinos, no campo Atividade Agropecuária, que fica na coluna vertical à esquerda da tela. Será exibido um mapa de Santa Catarina, com a marcação das estações que disponibilizam a informação de estresse térmico. As estações são identificadas por cores que sinalizam o índice calculado para cada uma. São cinco níveis informados, variando do nulo (verde) até o muito alto (vermelho). 

Passando o mouse sobre a estação de sua região, o usuário vai saber o valor exato do índice de estresse térmico calculado para a hora anterior. De posse desta informação, ele pode tomar medidas que reduzam o desconforto térmico das vacas, como mantê-las em áreas sombreadas, oferecer água em abundância e manter ventilação mecânica na sala de ordenha.

Os pesquisadores responsáveis pela tecnologia preparam um folder, que dá mais detalhes a respeito do índice de estresse térmico para bovinos de  leite  em Santa Catarina. O material está disponível para livre download  aqui