O próximo mutirão dos agentes de saúde será realizado neste sábado, 8/2, nas áreas do Vila Mayor e Lealdade e Amizade, das 8h às 14h. Neste período, os profissionais vão percorrer as residências de ambos os locais à procura de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.
O mutirão é realizado aos sábados e, este ano, já passou pelas áreas do Solo Sagrado, São Francisco, Estoril, Santo Antônio, Vila Elvira, Eldorado, Caic, Vetorazzo, Cidadania e Luz da Esperança. Até o momento, foram 13.260 imóveis visitados e 7.460 trabalhados.
Na ação, os agentes de saúde orientam os moradores quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Caso sejam encontrados focos do Aedes, é realizada a retirada do recipiente ou a limpeza.
Diante da epidemia de dengue, a Prefeitura de Rio Preto está intensificando as ações de enfrentamento ao mosquito transmissor da doença, além de incrementar a assistência à saúde, com a ampliação de horários de atendimento nas unidades básicas de saúde Estoril, Solo Sagrado e São Deocleciano, na telemedicina, e com a contratação de médicos para as UPAS.
Outras ações que continuam são: nebulização costal, nebulização veicular, Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), limpeza urbana, capacitações para profissionais de saúde e palestras em condomínios e canteiros de obras.
Nesta terça-feira, 4/2, a equipe da Vigilância Ambiental ministrou palestra para 70 colaboradores da Hugo Engenharia, que foram orientados quanto às medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito nos canteiros de obras.