Desde o início do mês de janeiro, a equipe técnica de engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Parintins realiza o monitoramento da orla da cidade para verificar a estrutura do muro de arrimo. A força constante da correnteza do rio Amazonas vem provocando o desbarrancamento de terras. O fenômeno natural, também conhecido como “terras caídas”, afetou diretamente o trecho da rua Caetano Prestes, próximo ao Comunas, porém as estacas, isto é, a estrutura de contenção não foi comprometida.
“Esse desbarrancamento se faz de forma natural, pela força das águas que provoca o fenômeno das terras caídas, porém a estrutura que contém estaca está íntegra, sem nenhum problema. Nós estamos trabalhando para conter a fuga dessas terras por debaixo. Depois vamos fazer o reaterro para trazer mais segurança e recompor a calçada do muro de arrimo”, explicou o secretário de obras e infraestrutura, Albano Albuquerque.
“Como disse, isso acontece devido ao desbarrancamento do solo que está por baixo da cortina de concreto. Vamos conter isso com pedras, que é o enrocamento, para evitar essa fuga de material e depois fazer o reaterro dessa área da parte debaixo do muro, para trazer mais segurança a todo mundo que visita e transita pela orla da cidade”, completou o secretário.
Além dos profissionais da Secretaria de Obras e Infraestrutura, o prefeito Mateus Assayag também acompanha a situação do local e, principalmente, os serviços realizados para conter esse fenômeno natural e não prejudicar a estrutura em concreto que foi construída. O monitoramento é constante e dá base para os próximos projetos de manutenção do muro de contenção e de urbanização de toda a orla.
De acordo com o geógrafo Dr. Camilo Ramos, o primeiro muro de contenção de Parintins foi construído no início da década de 1970 e final da década de 1980, no mandato do ex-prefeito Glaucio Gonçalves e registrou o primeiro desabamento em 1997. Na época, era muro de gravidade, edificado por terreno natural. Desde 2020 esse tipo de obra na orla de Parintins possui um novo modelo, onde são erguidos com cortina de concreto sobre estaca raiz, oferecendo mais segurança.
O prefeito Mateus Assayag acompanha de perto cada etapa dos trabalhos, garantindo que todas as medidas necessárias sejam adotadas para proteger a área e oferecer mais segurança à população.
------
Texto: Eldiney Alcântara – SECOM
Foto: Yuri Pinheiro - SECOM
E-mail: [email protected]
Site: www.parintins.am.gov.br
Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM)