Geral Maranhão
Volta às aulas na rede pública estadual marca início do ano letivo de 2025
Para este ano letivo, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) projeta um total de 243 mil alunos matriculados, sendo 54 mil novos estudantes dis...
04/02/2025 13h18
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

As aulas na rede pública estadual do Maranhão tiveram início nessa segunda-feira (3), marcando o retorno das atividades escolares para milhares de estudantes em todo o estado. Para este ano letivo, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) projeta um total de 243 mil alunos matriculados, sendo 54 mil novos estudantes distribuídos entre as 1.071 unidades escolares espalhadas pelo Maranhão.

A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, destacou a expectativa positiva para o ano letivo, enfatizando o planejamento e a preparação realizada pela rede estadual de ensino. “Nossa expectativa é de um ano letivo muito tranquilo, pois nos preparamos para isso. Houve uma semana intensa de jornada pedagógica, em que todos os gestores de todas as unidades escolares tiveram um momento de alinhamento. Além disso, contamos com um árduo empenho por parte do governador Carlos Brandão para garantir que todas as necessidades sejam atendidas, visando a melhoria dos índices educacionais e a garantia de estrutura adequada tanto para ensinar quanto para aprender”, afirmou a gestora da Seduc.

As aulas foram retomadas em todas as modalidades de ensino da rede estadual, incluindo as Creches Centro e Creche Liberdade, os Institutos Estaduais de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iemas) Bilingues, o Ensino Médio Parcial e o Ensino Médio de Tempo Integral, além da modalidade EJATec.

Para os alunos, o momento é de expectativa e reações diversas. O estudante veterano Kayky Marllus, que está na 3ª série do ensino médio no Centro Educa Mais Margarida Pires Legal, compartilhou sua animação em recepcionar os novos colegas de escola. “O primeiro dia de aula é sempre animado. Fizemos dinâmica para acolher os nossos novos colegas para que eles possam se sentir à vontade. Então, o primeiro dia de aula nos traz novas descobertas porque o ensino integral não oferece só o ensino, ele oferece aprendizagem, convivência e a fraternidade de uns com os outros”, frisou. 

O subsecretário Antônio Heluy festejou esse momento de retorno das atividades letivas junto aos estudantes. “Hoje é um dia de festa para os nossos estudantes. O ano escolar sendo iniciado com muita energia e com a certeza de muitos investimentos, muito trabalho e dedicação”, afirmou.

A diretora do Centro Educa Mais Margarida Pires Leal, Rita de Cássia Lima, ressaltou o compromisso da gestão escolar em acolher bem os alunos e garantir um ambiente propício para o aprendizado. “Toda nossa equipe está comprometida em oferecer um ensino de qualidade. Nesse ano letivo de 2025, nossas expectativas são as melhores. Sempre a gente começa cheio de muita esperança, de realização de sonhos e de conquista para a vida de cada estudante. E esse ano, que nós temos a Avaliação Saeb, muita oportunidade aí surgindo com grandes projetos, com grandes coisas dentro do nosso estado. A nossa visão e o nosso pensamento é de esperança, de grandes conquistas”, frisou

Com o início do ano letivo, a Seduc reforça a importância da frequência escolar e do envolvimento das famílias no acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes, fortalecendo o compromisso com uma educação pública de qualidade para todos.