Geral Geral
Comitê Gestor da Cachaça de Viçosa do Ceará planeja ações para 2025
O recém-criado Comitê Gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) de Cachaça de Viçosa do Ceará realizou na última sexta-feira, 31, encontro de planeja...
04/02/2025 14h17
Por: Redação Fonte: Secom Ceará

O recém-criado Comitê Gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) de Cachaça de Viçosa do Ceará realizou na última sexta-feira, 31, encontro de planejamento das ações de 2025 em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva.

O grupo conta com a participação de empresários e produtores, associações, órgãos governamentais e entidades que integram o arranjo produtivo e tem o objetivo de ser uma representação unificada e democrática para promover o crescimento do setor como um todo.

A formação do colegiado é uma das iniciativas do projeto Impulsiona Ceará, que promove ações para a aceleração dos negócios e desenvolvimento dos APL cearenses. O Impulsiona Ceará é uma realização da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), executada pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

Composição

O comitê é composto por seis comissões temáticas, dedicadas a trabalhar assuntos relacionados à expansão da cadeia produtiva. São elas: Articulação Institucional; Tecnologia e Inovação; Acesso a Crédito; Capacitação e Qualificação; Acesso a Mercados; e Marketing e Eventos.

Durante o encontro, cada comissão apresentou as ações que pretende desenvolver durante este ano. As atividades têm como ponto de partida o Plano de Ação do APL da Cachaça de Viçosa, desenvolvido pelo Impulsiona Ceará junto aos empresários e produtores em 2023.

“Acredito que o planejamento para 2025 vai ser produtivo. Mais resultados virão porque vemos as pessoas participando, os agricultores produzindo e as instituições dispostas e auxiliando da melhor forma possível”, destaca o secretário executivo do Comitê Gestor, Antônio José Souza de Morais.

O presidente da Adece, Danilo Serpa, pontua o caráter democrático do comitê gestor e sobre o potencial do grupo para intensificar o crescimento da cadeia produtiva na região.

“O Governo do Ceará, por meio do projeto Impulsiona Ceará, acredita no potencial socioeconômico desse arranjo produtivo e, por isso, apoia e incentiva o crescimento e a modernização do setor, com foco na melhoria da qualidade do produto e na gestão dos negócios. Temos a certeza de que o comitê gestor vai contribuir fortemente com o crescimento econômico e sustentável da cadeia produtiva, fortalecendo a tradição e construindo um futuro promissor para a cachaça de Viçosa do Ceará. Fortalecer os Arranjos Produtivos Locais para contribuir com a melhoria de renda para a população cearense vai ao encontro com as prioridades do governador Elmano de Freitas”, afirma Serpa.

Fases

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Viçosa do Ceará recebeu o título de Capital Cearense da Cachaça por lei estadual. Segundo o Anuário da Cachaça, de todas as cachaças registradas no estado, 50% são fabricadas no município, localizado na Serra da Ibiapaba. A cachaça de Viçosa do Ceará conta com o selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

O diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, ressalta as demais ações do projeto Impulsiona Ceará no APL de Cachaça.

“Na primeira fase do Impulsiona Ceará, os produtores receberam consultorias importantes sobre melhorias no processo produtivo e sobre comercialização dos seus produtos, com o objetivo de qualificar os produtores e aumentar ainda mais o nível de qualidade industrial das empresas. Agora nesta segunda fase do projeto, tivemos a Rodada de Negócios, que colocou diversas cachaçarias em contato com importantes compradores nacionais e internacionais, e temos o Comitê Gestor, formado por pessoas comprometidas com a cadeia produtiva. Com essas ações, temos a certeza que o APL vai se desenvolver ainda mais, com governança e promovendo o desenvolvimento de toda a região da Ibiapaba.”

Para o prefeito de Viçosa do Ceará, Eurico Arruda, as conquistas do APL de Cachaça são resultado de um esforço conjunto que tende a continuar. “Nossa economia gira em torno de dois pilares: turismo e agricultura. O APL de Cachaça existe porque existe o agricultor e o produtor, que acreditaram e chegaram até aqui. Vamos somar forças e buscar o que há de melhor na conquista de novos méritos.”

Sobre o Impulsiona Ceará

O projeto tem como objetivo principal apoiar a política de desenvolvimento local e regional dos Arranjos Produtivos Locais (APL) no estado, por meio da realização de consultorias, planos estratégicos e eventos, dentre outras atividades.

APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares e, geralmente, encontram-se em uma região geográfica específica. Realizado desde 2021, o Impulsiona Ceará foi responsável pela identificação de 108 arranjos e aglomerados produtivos em diferentes níveis de desenvolvimento por todo o Ceará. Desse total, foram mapeados 36 Arranjos Produtivos Locais.

O Impulsiona Ceará conta com o apoio das Secretarias do Trabalho (SET) e do Desenvolvimento Econômico (SDE).