Segurança Segurança
Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo: SSPDS destaca atuação de vinculadas na conscientização sobre o tema
Indicando caminhos, expondo novos horizontes e conscientizando a juventude. Esses são alguns dos objetivos que os profissionais das vinculadas da S...
20/02/2025 16h43
Por: Redação Fonte: Secom Ceará

Indicando caminhos, expondo novos horizontes e conscientizando a juventude. Esses são alguns dos objetivos que os profissionais das vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) buscam ao realizarem ações de prevenção ao uso de substâncias ilícitas e ao álcool. É na crença de que a educação, aliada a um trabalho constante de mudança de perspectiva, pode mudar vidas que, neste Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, celebrado em 20 de fevereiro, a SSPDS destaca a atuação das Forças de Segurança do Ceará para a conscientização sobre o combate às drogas e alcoolismo.

A Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre), vinculada ao Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), desenvolve, junto à comunidade escolar, ações de prevenção por meio de palestras, cursos, oficinas, rodas de conversa e grupos reflexivos. Dentro dos debates efetuados pelo Departamento, o tema da prevenção do uso de álcool e outras drogas é tratado por meio de palestras e capacitação de multiplicadores. Nas palestras, são desenvolvidas ações de prevenção que são dirigidas à população geral.

“Toda a população é considerada como tendo o mesmo nível de risco em relação ao abuso de álcool e outras drogas. Por isso, acreditamos que essas ações também oportunizam que a comunidade esclareça suas dúvidas e manifeste suas opiniões sobre o tema trabalhado”, apontou a delegada Monique Teixeira, responsável pela Dipre.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Dipre recebe solicitação de escolas públicas e privadas, dentre outras instituições, para a realização de ações preventivas, informa a delegada. “De acordo com o tema solicitado pela instituição, a equipe adequa a metodologia conforme o público-alvo e contextualiza as informações seguindo a realidade da comunidade local”.

“A condição de drogadição é sempre um problema. A depender do seu campo de força social, a depender das pessoas que estão próximas de você, a condição de usuário se torna condição de dependente. Por isso, é essencial que a pessoa entenda que nunca está sozinha e que sempre pode contar com uma rede de apoio”, comentou o inspetor Cazé, do Dipre.

Além de ações de combate às drogas e ao alcoolismo, a Dipre também trata sobre outros temas como: prevenção à violência contra a mulher; prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes; prevenção ao bullying e cyberbullying; prevenção ao uso de álcool e outras drogas; prevenção à violência contra a pessoa idosa; uso consciente das redes sociais; discurso de ódio, racismo, homofobia e transfobia; relações interpessoais no trabalho – prevenção ao assédio moral e sexual.

Conscientização 

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), também realiza ações preventivas com foco no combate ao uso de drogas e álcool. No Ceará, o programa iniciou em 2001, atuando em Fortaleza e em outros municípios do Estado.

Atualmente, o programa é coordenado pelo tenente-coronel Clodoaldo Jansen Braga e conta com policiais militares que atuam como instrutores do Proerd, que desempenham um papel importante na conscientização dos jovens cearenses contra o uso de substâncias ilícitas. De acordo com o levantamento do Proerd, no Ceará, de 2001 a 2024, foram atendidos cerca de 710.728 alunos. Referente ao ano passado, 20.548 alunos passaram pelo pelo programa.

Conforme o subtenente Moura, instrutor do Proerd, o programa aborda a violência de maneira ampla, visando à construção de uma cultura de paz, respeito e cidadania. Além de trabalhar com crianças e adolescentes para ajudá-los a evitar comportamentos violentos, tanto em casa quanto na escola ou na comunidade.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

“O programa prioriza escolas situadas em regiões mais vulneráveis ou que enfrentam desafios significativos em relação ao uso de drogas e álcool. As temáticas são moldadas para atender às necessidades e características dos diferentes grupos etários. Além disso, vamos nos adaptando conforme o contexto social e cultural das comunidades atendidas, garantindo que os temas sejam pertinentes à realidade dos alunos, de modo a planejar ações mais direcionadas e eficazes”, aponta o subtenente.

Parceria fundamental

De acordo com o sargento Tenório, que também atua como instrutor do programa, o Proerd é caracterizado por uma parceria fundamental entre escola, polícia e família, sendo um esforço colaborativo para garantir a eficácia do programa na prevenção ao uso de drogas e álcool.

“A escola é o espaço que desempenha um papel essencial no processo de aprendizagem e na criação de um ambiente de apoio e acolhimento. A polícia entra como agente educativo, com policiais militares capacitados que, além de sua função de segurança pública, atuam diretamente com os alunos, transmitindo informações sobre o impacto das drogas e a importância da prevenção, além de conscientização. Além disso, a família pode ajudar a identificar sinais de risco e apoiar o jovem na resistência à pressão social e ao uso de substâncias”, indica.

De acordo com os instrutores, a interação entre esses três pilares é essencial para que o programa tenha sucesso e consiga realmente prevenir o consumo de drogas e álcool entre as novas gerações. Promovendo uma parceria que proporciona um ambiente de proteção e educação contínua, tornando o trabalho do Proerd ainda mais eficaz.

Acionamento do Proerd

Os instrutores explicam que a escolha dos locais para as ações do Proerd acontece, principalmente, por meio de solicitação de inclusão das escolas à coordenação do programa. A coordenação avalia a viabilidade da implantação das atividades na instituição. Esse processo é uma forma de garantir que o programa chegue de maneira adequada às localidades que realmente necessitam de apoio preventivo. As escolas interessadas em receber o programa podem entrar em contato, por meio do e-mail: proerd.cogei@policiamilitar.ce.gov.br.

Além do Proerd, a PMCE também conta com o Grupo de Segurança Escolar (GSE) do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC), que realiza ações preventivas em ambientes escolares. Com caráter educativo, os profissionais efetuam palestras, exposições e conduzem mediações e o acompanhamento com a comunidade escolar e familiar, conforme a demanda da instituição.