Nos últimos dias 18 e 19, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) acompanhou visitas estratégicas com representantes da cooperação alemã, incluindo representantes do banco de desenvolvimento alemão Kreditanstalt Fluer Wiederaufbau (KfW), a Agência de Cooperação Técnica alemã (GIZ - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) e o Ministério da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ).
O encontro teve como objetivo discutir os avanços e perspectivas dos projetos ambientais em execução no Pará, bem como alinhar iniciativas futuras para rastreabilidade e transparência das cadeias produtivas sustentáveis. Também foram abordados os preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em Belém.
Entre os temas principais, destacaram-se os projetos estruturantes, como o Floresta em Pé, voltado para o combate ao desmatamento, fomento da bioeconomia e governança ambiental, e o Regulariza Rural, que apoia a regularização ambiental de imóveis rurais e a conservação das florestas. A parceria entre o KfW e o Governo do Pará também foi ressaltada, com a discussão sobre novos projetos voltados às cadeias produtivas sustentáveis.
Durante o encontro, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Raul Protázio, e a secretária de Bioeconomia da Semas, Camille Bemerguy, apresentaram o Centro de Monitoramento da secretaria, um projeto que recebeu investimentos do KfW para aprimorar o monitoramento e fiscalização ambiental, além de reforçar a gestão territorial do Estado. Durante reunião, a secretária apresentou as 13 metas ambientais do Governo do Pará para a COP 30, que incluem restauração florestal, rastreabilidade do rebanho bovino, incentivo a serviços ambientais e ordenamento territorial sustentável.
A Semas também acompanhou a visita da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), do Banco do Brasil e do KfW a territórios em Bujaru, Castanhal e Combu. Durante a visita, Saskia Berling, diretora do escritório do KfW em Brasília, ressaltou a importância da parceria com o Pará. "Para nós, a Semas é uma parceira super importante. Temos cinco projetos com o Estado do Pará apoiando a proteção da floresta tropical, projetos de reflorestamento e agora também estamos muito envolvidos em assuntos de bioeconomia.”
Com a aproximação da COP 30, o Governo do Pará segue reafirmando compromissos com a sustentabilidade e o desenvolvimento, por meio de iniciativas que ressaltam a economia verde na região, fortalecendo parcerias internacionais para a conservação de um futuro ambientalmente responsável.