Por Fernando Vieira – Secom Gurupi
A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, continua realizando o pré-cadastro de famílias que necessitam de moradia. Embora as inscrições para o conjunto habitacional que contempla 144 moradias tenham sido encerradas no último dia 17, o atendimento segue sendo realizado na sede da pasta, localizada na Avenida Pará, esquina com a Rua 04.
Essa iniciativa faz parte do empenho da gestão municipal em abordar o déficit habitacional em Gurupi, permitindo a quantificação do número real de famílias que necessitam de moradia e facilitando a busca por parcerias que possam contribuir para a redução desse problema. Até esta quinta-feira, 20, um total de 5.980 famílias já haviam sido cadastradas, representando um passo significativo na formalização do cadastro reserva do município.
Dois projetos habitacionais
A prefeita Josi Nunes tem liderado essa ação, que já resultou na viabilização de dois projetos habitacionais. O primeiro contempla a construção de 100 unidades no Park Filó Moreira, com a seleção das famílias já realizada pelo Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), com base nos cadastros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. O segundo projeto, prevê 144 unidades no setor Nova Fronteira, cujas obras já estão nas etapas iniciais com a etapa de terraplanagem da área. A seleção das famílias beneficiadas pelo projeto do Nova Fronteira terá início no dia 25 de março. Já as obras do conjunto habitacional do Park Filó Moreira ainda não possuem previsão de início.
Proposta de nova área
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Eremilson Leite, ressaltou que apenas as famílias que se pré-cadastraram até o dia 17 de fevereiro poderão participar do processo de seleção para o conjunto do Nova Fronteira. Além desses dois projetos, a administração municipal está em tratativas com a Câmara Municipal para a aprovação da doação de uma área destinada a uma entidade que se propõe a construir mais 166 unidades habitacionais.
Todas essas iniciativas possuem caráter social e estão alinhadas ao programa Minha Casa, Minha Vida, que busca proporcionar moradia digna para famílias de baixa renda. O Secretário enfatizou que a análise da situação habitacional em Gurupi evidencia a urgência do tema e a determinação da gestão da prefeita Josi Nunes em buscar soluções efetivas.
“A participação da comunidade nesse processo é fundamental, pois o pré-cadastro identifica as necessidades habitacionais e engaja as famílias na construção de um futuro mais estável e seguro. A expectativa é que, com a continuidade desses esforços, seja possível reduzir o déficit habitacional e promover um desenvolvimento social mais amplo, beneficiando toda a população de Gurupi”, disse Leite.
O titular da pasta reforçou ainda que a construção de moradias vai promover dignidade e qualidade de vida para as famílias que, por muito tempo, enfrentaram a insegurança habitacional.