Nesta segunda-feira (28), comemora-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, com intuito de melhorar a cultura de segurança dos seus setores, a equipe de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) realiza uma exposição de Equipamento de Proteção Individual (EPIs).
A mostra dos equipamentos de segurança do dia D ficará exposta aos funcionários na recepção da empresa, durante toda a manhã. Entre os EPIs expostos estão: extintores de incêndio, óculos de proteção, cinto de segurança para trabalho em altura, botas de proteção, placas de sinalização, etc.
Além da exposição dos EPIs, a Emgerpi vem promovendo uma campanha interna para alertar seus colaboradores sobre a importância da campanha Abril Verde, que foi criada para conscientizar a população sobre a necessidade de realizar ações que possam prevenir doenças e acidentes ligados ao trabalho.
Para o diretor-presidente da Emgerpi, Antônio Torres, a segurança no trabalho vai além do uso de EPIs, visto que não se limita apenas à prevenção de acidentes ou ao cumprimento de normas. “A segurança do trabalhador envolve saúde mental e qualidade das relações interpessoais dentro do ambiente organizacional, por isso fazemos treinamentos sobre saúde mental, ergonomia e outros assuntos que mostram quais as atitudes que nossos empregados devem ter para contribuir para um ambiente de trabalho seguro e saudável”.
De acordo com o técnico em segurança do trabalho e membro da equipe SST da Emgerpi, Antoniel Mendes, as ações realizadas pela empresa também estão voltadas para construir a cultura de segurança para cada um dos seus trabalhadores.
“Embora a maioria dos colaboradores da Emgerpi atuem em funções administrativas, queremos expandir a percepção de segurança no trabalho por aqui. Muitas profissões dependem de equipamentos específicos para proteção contra riscos físicos, químicos e biológicos. A exposição de EPIs tem como objetivo mostrar uma outra realidade e reforçar que, independentemente da área de atuação, todos devem estar atentos à segurança”, explica Antoniel Mendes.
Mín. 18° Máx. 22°