FOTO: Arthur Castro/Secom
O Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio (HPSJL), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou este mês uma cirurgia de alta complexidade, para estabilização da coluna lombar em um paciente de 48 anos. A intervenção, considerada rara e delicada, mobilizou uma equipe multidisciplinar com mais de 12 especialistas e foi a quarta do tipo realizada na unidade, nos últimos dez anos.
O paciente sofreu uma fratura explosiva da vértebra lombar, uma lesão grave, com risco de comprometimento da medula espinhal. O procedimento, dia 16 deste mês, contou com a atuação de um conjunto de médicos especialistas, incluindo ortopedistas, cirurgiões torácicos e vasculares, anestesistas, instrumentadores cirúrgicos, técnicos de radiologia, fisioterapeutas e equipe de enfermagem.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, destacou que a realização do procedimento reforça, mais uma vez, a capacidade da rede pública estadual em atender casos de alta complexidade. “O Hospital João Lúcio realizou uma cirurgia de altíssima complexidade, demonstrando a capacidade da unidade e da rede estadual de saúde para procedimentos desse nível. O paciente está tendo uma recuperação de excelência, acompanhado por uma equipe médica de alta qualidade”, afirmou.
FOTO: Arthur Castro/Secom
A cirurgia foi coordenada pelo ortopedista Gilmar Rosa, responsável pelo setor de Ortopedia do Hospital João Lúcio. Segundo ele, a fratura explosiva é geralmente causada por traumas como acidentes automobilísticos ou quedas de grandes alturas.
“No caso desse paciente, a queda de altura causou uma fratura severa, exigindo uma abordagem cirúrgica de estabilização anterior, menos comum do que as técnicas tradicionais feitas por via posterior. A participação integrada da equipe multidisciplinar foi essencial para o sucesso do procedimento”, explicou.
O médico Gilmar Rosa explicou que, após o procedimento, o paciente permanece estável e apresenta uma recuperação satisfatória. “Foi um desafio, não é simples fazer uma cirurgia como essa, em qualquer hospital, mas foi um sucesso na rede estadual de saúde. O paciente está tendo uma ótima recuperação e vai poder voltar à vida normal “, disse.
Segundo a diretora-geral do Hospital João Lúcio, Juliana Medeiros, a unidade prestou toda assistência ao paciente e contou com o empenho de uma equipe dividida em três grupos para realizar uma cirurgia de qualidade. “A realização desse procedimento reforça o compromisso do Hospital João Lúcio em oferecer assistência de referência, mesmo diante de situações fora da rotina da unidade”, destacou.
Com uma média de 7 mil atendimentos por mês, o HPS Dr. João Lúcio é uma das principais portas de entrada de urgência e emergência do Estado, sendo referência em cirurgias de cabeça e pescoço (neurotrauma).
Mín. 15° Máx. 21°