O governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete), em parceria com a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), promoveu, nesta segunda-feira, 28, uma reunião com os empreendedores selecionados para participar da Festa do Trabalhador, que será realizada na quarta-feira, 30, no estádio Arena da Floresta, em Rio Branco. O encontro contou com participação do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), por meio da Vigilância Sanitária, para orientações sobre leis consumeristas e manipulação de alimentos.
Ao todo, foram 47 contemplados para participar do evento, divididos em 20 vagas para barracas, 21 ambulantes fixos e seis ambulantes andantes. Além disso, foi sorteado um suplente para cada segmento, para casos de desistência ou descumprimento de norma.
Rayssa Castro, do segmento de crepes e churros, foi uma das contempladas para participar da Festa do Trabalhador e contou que as expectativas são altas, destacando a importância da reunião. “É ótimo, pois enriquece o nosso conhecimento para colocarmos em prática nesta feira. Todos os anos eu trabalho e quero participar cada vez mais dos eventos realizados pelo governo. Para a Festa do Trabalhador, estou com expectativas muito boas para as vendas”, disse.
Auditor fiscal sanitário do Município de Rio Branco, Cesar Vargas explicou que o papel da Vigilância Sanitária é orientar sobre os riscos que existem nos alimentos, ao serem manipulados. “Vamos falar sobre as boas práticas de manipulação de alimentos, previstas em resoluções da Anvisa e na lei municipal. Para cada evento desse porte, é necessário obter autorização sanitária para o período em que a festividade vai acontecer”, ressaltou.
O auditor fiscal afirmou que a reunião também é necessária para evitar surtos de doenças transmitidas por alimentos e outras situações causadas por má manipulação de alimentos. “É importante, porque o cidadão está consumindo e pagando pelo alimento e espera que o produto nutra e satisfaça”, disse.
A chefe do Departamento de Pequenos Negócios da Sete, Sirlânia Venturin, destacou ainda que a reunião visa repassar orientações gerais aos empreendedores, além de sortear as barracas onde ficarão durante a festa.
“A Sete, em parceria com o Procon e a Prefeitura de Rio Branco, promoveu a reunião com os empreendedores para orientar sobre a manipulação dos alimentos e leis consumeristas. A iniciativa é realizada para manter a organização da feira, para que os consumidores se sintam confortáveis para aproveitar a gastronomia e a festa, que movimenta a economia local e gera renda para diversas famílias”, afirmou.
O chefe da Fiscalização do Procon, John Lynneker Rodrigues, afirmou que a participação do órgão é “de suma importância para alinhar a relação entre consumidores e fornecedores, fazendo com que os empreendedores que prestarão serviço possam se adequar e cumprir com o que a legislação determina, atendendo o consumidor com qualidade e prestatividade, além de protegê-lo de qualquer prática que seja abusiva, para que possa curtir a festa da melhor maneira possível, sem qualquer transtorno na esfera consumerista”.
The post Governo orienta empreendedores sobre manipulação de alimentos e defesa do consumidor para Festa do Trabalhador appeared first on Noticias do Acre .
Mín. 15° Máx. 21°