No Porto do Itaqui, o mês de abril foi marcado por uma intensa programação de conscientização sobre saúde e segurança no trabalho. Com ações educativas, palestras e jogos, a campanha Abril Verde envolveu as mais diversas empresas do setor portuário e destacou a importância de ambientes laborais mais seguros, humanos e sustentáveis.
“O Abril Verde é um mês de conscientização no qual fazemos com que as empresas e as pessoas do complexo portuário reconheçam e priorizem o tema saúde e segurança no trabalho. Nesta terça-feira, 29 de abril, fechamos a campanha com o Prêmio Destaque, que reconheceu as empresas compromissadas com as boas práticas em saúde e segurança do trabalho”, comunicou a gerente de Saúde e Segurança do Porto do Itaqui (Gesas), Jackeline Gama de Figueiredo.
A cada semana, a Gesas trabalhou com as seguintes zonas temáticas: zona de impacto (prevenção de acidentes); zona da qualidade (qualidade de vida através de escolhas diárias saudáveis, como boa alimentação e exercício); zona da prevenção (preparação para emergências); e zona da inovação (incentivo à responsabilidade individual na criação de um ambiente seguro e inovador).
As atividades aconteceram vinculadas a esses respectivos eixos. Assim, a programação contou com palestras sobre direitos dos trabalhadores com doenças crônicas e/ou com dependentes PCD; bullying no ambiente laboral em 2025 e seus impactos na saúde; cine pipoca com filmes voltados à segurança e saúde no trabalho; programação de jogos ligados à saúde e lazer; além de diálogos de prevenção a emergências.
O encerramento da campanha, ocorrido nesta terça-feira (29), contou com o Prêmio Destaque 2024, que reconheceu as empresas que mais tiveram iniciativas voltadas à segurança do trabalho. Uma delas foi a empresa Itaqui Berço 98.
“Esse contato, impulsionado pela campanha Abril Verde, faz com que a segurança seja ainda mais valorizada no ambiente de trabalho. Isso é importante para ter uma fiscalização que nos apoia e que está ao nosso lado”, pontuou Keyla Aragão, gerente de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) da empresa Itaqui Berço 98, responsável pela construção do Berço 98 do porto.
A empresa Âncora também foi reconhecida por enviar mais registros de prevenção de acidentes por meio do canal de comunicação Zap Seguro. “Registrar o Zap Seguro é uma forma de evitar acidentes. É pensar no próximo e em todas as empresas que compõem o Complexo Portuário. Essa premiação nos incentiva a continuar fazendo esses registros”, destacou José Eliésio, Técnico em Meio Ambiente da Âncora.
Confira a lista completa dos ganhadores do Prêmio Destaque:
- Destaque contratadas 2024: Itaqui Berço 98.
- Destaque operadoras 2024: Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram).
- Destaque – Zero Acidentes – Contratadas 2024: Cap Engenharia.
- Destaque – Zero Acidentes Operadoras 2024: ODFJELL Terminais Granel Química.
- Destaque - Zap Seguro 2024: Âncora.
Mín. 14° Máx. 23°