

Neste domingo, 12 times de futsal feminino disputaram a Taça Cidade Marabá da modalidade. As partidas aconteceram no Ginásio da Escola Irmã Theodora, no bairro Liberdade. A competição organizada é pela Liga Marabaense de Futsal (Limaf) com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). A equipe campeã foi a Marabá F.C, que venceu a Chuteira Rosa, ambas do núcleo Cidade Nova, por 3×2, à noite
Inicialmente, as equipes foram distribuídas em três chaves, com quatro equipes cada. Após essa fase, os times com melhor colocação seguiram para a fase de mata-mata. Cerca de 180 atletas participaram da competição.
A partida que abriu a Taça Cidade Marabá foi entre Bangu e As abusadas, time do núcleo São Félix. As abusadas venceram por 3×1. Iva Santos, goleira do time, comenta sobre a temporada e a importância do esporte para o grupo.
“A gente vem treinando bastante. Estamos participando de várias competições para aperfeiçoar a nossa equipe. Graças a Deus, a gente vem com um bom elenco e com grandes vitórias. O esporte é muito importante na nossa vida. Saúde física, mental também, que é uma terapia para a gente”, afirma Iva.
Em 2025, a Limaf voltou a organizar as competições de Futsal que, antes, eram de atribuição da própria Semel. O presidente da Limaf, Eriomar Pereira, explica a mudança.


“A liga foi criada em 2015 e na gestão passada a Semel que assumiu esse posto de fazer. Agora, com a nova gestão, a atribuição é nossa lara que a liga voltasse a atuar. Nada mais justo de que quem promova seja a Liga e a Prefeitura, através da Semel, fomentar”, ressalta.
Em relação às edições anteriores, em 2025 houve um aumento no número de times inscritos. Antes, eram, em média, oito, nove. Neste ano, a inscrição de 12 equipes mostrou que a modalidade tem demanda no município. O coordenador da Semel, Andrei Medeiros, avalia esse cenário.


“É gratificante, importante, apoiar o esporte feminino em várias modalidades. É bom ver que tem vários times aqui inscritos. Uma competição municipal, nossa. Isso é muito gratificante”, observa.
A professora de Educação Física, Rosangela Botelho, acompanha a evolução do Futsal feminino no município há bastante tempo. Ela foi uma das idealizadoras dos Jogos Estudantis Marabaenses (JEMS) em 2009. Para ela, um trabalho de base junto aos estudantes é importante para ter pessoas interessadas na modalidade com o passar do tempo.
“A demanda de hoje é fruto de um trabalho feito em 2009 a nível estudantil. Muitas escolas participavam. A gente fomentou, através da Secretaria Municipal de Educação, o futebol feminino, handebol, voleibol. Hoje, Marabá está colhendo os frutos daquela geração que começou a praticar esporte em 2009 na escola. Vale ressaltar que é necessário que se continue fazendo um trabalho de base nas escolas”, afirma Rosangela Botelho, professora de Educação Física.
Evelyn Cena tem 17 anos e joga no Menina Morada Nova. Desde criança quis praticar o esporte e foi incentivada pela família.


“É uma grande oportunidade poder participar desse campeonato. É uma oportunidade para as meninas terem o reconhecimento, o futebol feminino, e aparecer mais oportunidades como essa. É uma oportunidade muito grande poder representar Morada Nova, poder incentivar mais meninas no futebol”, destaca.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes
The post Esporte: Taça Cidade Futsal Feminino contou com 12 times no Ginásio da Escola Irmã Teodora appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro de São Sebastião 2026 marca abertura da temporada de provas de atletismo com mais de mil atletas
Esportes Fesporte divulga calendário oficial de 2026
Mato Grosso do Sul Após vitória fora de casa, Sesc MS Vôlei/AECGV recebe o Fluminense neste sábado pela Superliga B
Esportes São Paulo receberá em março o Mundial de skate street e park
São Sebastião - SP Corrida do Padroeiro 2026 abre temporada de corridas com mil atletas em São Sebastião
Esportes Treinador esportivo destaca importância do cuidado emocional
São Sebastião - SP Vivências Náuticas da ‘Estação Verão 2026 São Sebastião’ começam nesta sexta-feira na Praça da Vela
São Sebastião - SP Prefeitura de São Sebastião moderniza sistema de cadastramento de atividades esportivas com nova plataforma digital
São Sebastião - SP XTERRA: São Sebastião recebe maior circuito off-road do mundo pela primeira na história, em 2026 Mín. 20° Máx. 27°





