O governador Carlos Brandão acompanhou a solenidade realizada nesta segunda-feira (5) para homenagear o ex-presidente José Sarney pelo seu papel no processo de redemocratização do país, que este ano completou 40 anos. A cerimônia foi realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), na Cohama, e reuniu diversas autoridades, que parabenizaram o homenageado.
“Com uma atuação importante na redemocratização do Brasil, além de político e escritor, o presidente Sarney é um homem visionário no que diz respeito à infraestrutura do Brasil e do nosso estado. Foi em seu governo que se idealizou a Ferrovia Norte Sul que hoje está funcionando e trouxe grande desenvolvimento com a interligação do norte e sul do país, especialmente para a escoação de grãos”, declarou Brandão.
O governador enalteceu o caráter visionário do primeiro maranhense a comandar o país e afirmou que é responsabilidade dos gestores das várias esferas de poder darem sua contribuição para que o futuro seja ainda mais promissor.
“Ele tem enxergado outras oportunidades para o Maranhão, falou aqui do Porto de Alcântara, do projeto de lançamento de foguetes e de satélites, também falou de uma esquadra naval. É uma perspectiva de grande desenvolvimento que está bem alinhada com o futuro e nós, enquanto governantes, estamos dando a nossa contribuição”, frisou.
Em seu discurso, o ex-presidente José Sarney lembrou da importância da democracia para o país, exaltou a memória de Tancredo Neves e agradeceu pela homenagem realizada pela Fiema. Sarney também agradeceu a presença do governador Carlos Brandão pela participação no evento.
“Eu agradeço, uma vez mais, as deferências que o governador tem feito à minha pessoa e que se renova com sua presença nessa solenidade. Muito me honra estar aqui, uma vez que é a manifestação que recebo dos meus conterrâneos da Federação das Indústrias e quero agradecer muito por essa presença tão honrosa de uma classe que o Maranhão tanto deve”, afirmou José Sarney.
O presidente da Fiema, Edilson Baldez, explicou que a homenagem é um reconhecimento aos princípios que o ex-presidente manteve e que o impulsionou a defender a democracia e a liberdade.
“Sua participação na redemocratização nacional foi fundamental e o seu legado continua a inspirar gerações de brasileiros. É um prazer falar sobre a vida literária das obras do governo Sarney, como o escritor e político José Sarney adicionou um acervo duradouro na literatura brasileira e na política nacional”, disse o presidente da Fiema.
Durante a solenidade, foi entregue simbolicamente uma placa ao ex-presidente José Sarney por sua importante contribuição política à redemocratização nacional e em agradecimento ao seu compromisso com o desenvolvimento industrial do Maranhão e do Brasil.
Mín. 16° Máx. 25°