

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec), publicou, no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (8), o edital de credenciamento de Pipeiros. Pessoas físicas e jurídicas poderão prestar serviço para a Operação Carro-Pipa, caso atendam todas as exigências documentais e de vistoria.
Inicialmente, o credenciamento de Pessoas Físicas e Jurídicas para fornecimento de água potável será feito prioritariamente nos municípios listados no Decreto Estadual Nº 23.756/2025, sendo que outros municípios poderão ser incluídos e algum poderão ser retirados do plano de trabalho tendo em vista a sazonalidade da seca, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas no edital.
Segundo Indira Bezerra, da Diretoria de Resposta da Defesa Civil, a operação carro-pipa se iniciou com uma capacitação presencial sobre o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), com o intuito de qualificar os gestores sobre a plataforma para que possam solicitar o reconhecimento federal e também recursos para resposta e reconstrução. “Qualificamos cerca de 100 municípios nesse treinamento promovido pela Defesa Civil do Piauí, justamente para que os gestores possam solicitar recursos federais e o reconhecimento federal. A partir disso, estamos iniciando o credenciamento dos pipeiros nas localidades afetadas pela seca, inicialmente, são 129 municípios que constam no decreto. A Defesa Civil solicita que os pipeiros façam o credenciamento em tempo hábil para que possamos dar início ao processo de contratação”, diz.

Indira reforça a importância do cadastro no S2iD. “Fazemos um apelo aos prefeitos que façam a formalização das Coordenadorias Municipais de Defesa civil, as COMDECs, e que se cadastrem na plataforma S2ID’, explica.
O governador Rafael Fonteles anunciou uma série de ações emergenciais para o enfrentamento da seca, além da destinação de R$ 30 milhões para a Operação Carro-Pipa, oriundos de recursos do Tesouro do Estado, recursos federais e Águas do Piauí, e o programa de cisternas, serão 7 mil cisternas nos próximos meses em 45 municípios do estado.
A Operação Carro-Pipa é coordenada pela Secretaria da Defesa Civil e tem o objetivo de contratar pipeiros a fim de atender à população que vem sofrendo com a escassez de água, tanto para o consumo quanto para a produção de subsistência.
Bahia Em Brumado, Governo do Estado fortalece saúde regional e amplia ações de cuidado durante o Carnaval da Bahia
Bahia Patrulha Inclusiva reforça acessibilidade e garante direitos nos circuitos do Carnaval
São Paulo Disfarçados de ‘Minions’, policiais prendem quatro em operação no Carnaval de São Paulo
Polícia Civil - MS Polícias Civil e Militar prendem homem por tentativa de feminicídio em Água Clara
Acre Atuação integrada das forças de Segurança Pública garante tranquilidade nas três primeiras noites de carnaval
Acre Polícia Civil do Acre registra 25 solicitações de medidas protetivas durante fim de semana de Carnaval Mín. 20° Máx. 35°





