

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec), publicou, no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (8), o edital de credenciamento de Pipeiros. Pessoas físicas e jurídicas poderão prestar serviço para a Operação Carro-Pipa, caso atendam todas as exigências documentais e de vistoria.
Inicialmente, o credenciamento de Pessoas Físicas e Jurídicas para fornecimento de água potável será feito prioritariamente nos municípios listados no Decreto Estadual Nº 23.756/2025, sendo que outros municípios poderão ser incluídos e algum poderão ser retirados do plano de trabalho tendo em vista a sazonalidade da seca, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas no edital.
Segundo Indira Bezerra, da Diretoria de Resposta da Defesa Civil, a operação carro-pipa se iniciou com uma capacitação presencial sobre o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), com o intuito de qualificar os gestores sobre a plataforma para que possam solicitar o reconhecimento federal e também recursos para resposta e reconstrução. “Qualificamos cerca de 100 municípios nesse treinamento promovido pela Defesa Civil do Piauí, justamente para que os gestores possam solicitar recursos federais e o reconhecimento federal. A partir disso, estamos iniciando o credenciamento dos pipeiros nas localidades afetadas pela seca, inicialmente, são 129 municípios que constam no decreto. A Defesa Civil solicita que os pipeiros façam o credenciamento em tempo hábil para que possamos dar início ao processo de contratação”, diz.

Indira reforça a importância do cadastro no S2iD. “Fazemos um apelo aos prefeitos que façam a formalização das Coordenadorias Municipais de Defesa civil, as COMDECs, e que se cadastrem na plataforma S2ID’, explica.
O governador Rafael Fonteles anunciou uma série de ações emergenciais para o enfrentamento da seca, além da destinação de R$ 30 milhões para a Operação Carro-Pipa, oriundos de recursos do Tesouro do Estado, recursos federais e Águas do Piauí, e o programa de cisternas, serão 7 mil cisternas nos próximos meses em 45 municípios do estado.
A Operação Carro-Pipa é coordenada pela Secretaria da Defesa Civil e tem o objetivo de contratar pipeiros a fim de atender à população que vem sofrendo com a escassez de água, tanto para o consumo quanto para a produção de subsistência.
São Paulo Sabesp promove mutirão de atendimento com serviços aos moradores de Itapecerica da Serra
São Paulo IPVA 2026: 2ª parcela ou cota única para placa com final 6 podem ser pagas até esta quinta (19)
Sergipe Caravana do 'Sergipe é aqui' chega ao município de Santa Luzia do Itanhy na sexta-feira, dia 27
Mato Grosso do Sul Em meio ao racionamento nacional, MS mantém segurança hídrica nas cidades atendidas pela Sanesul
Mato Grosso do Sul Consulta sem login? Desconfie: site oficial termina em gov.br e pagamentos só para destinatário Detran-MS
Segurança Pública Rio Grande do Sul tem o Carnaval menos violento dos últimos anos Mín. 18° Máx. 28°





