Desde quando era apenas uma célula de estatística, com um quadro formado por quatro pessoas e um professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), dentro na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em 2009, os indicadores criminais de segurança pública no Ceará vem passando por uma série de investimentos, transformações, evolução tecnológica, conhecimento científico.
Prestes a completar sete anos de existência, no dia 22 de maio, a agora Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança (Supesp), é referência no país no tratamento de dados, pesquisas, estudos, análises e diagnósticos criminais. O órgão amplia, assim, cada vez mais, seu campo de atuação junto às vinculadas da SSPDS, da própria secretária e para todo do Governo do Ceará, em parceria com as outras secretarias como Saúde, Educação, Cultura entre outras.
No mês comemorativo do seu aniversário, o leitor conhecerá um pouco mais da Supesp e o alcance das suas atividades, o processo de reestruturação, e como acontece o desenvolvimento e programas até se transformarem em políticas públicas para o setor.
Um dos programas mais bem sucedidos de prevenção e combate aos roubos e furtos de aparelho celular, o Meu Celular vem registrando números satisfatórios nos primeiros meses de funcionamento. Somente no primeiro trimestre de 2025, a redução de roubo e furto de aparelhos celular comparada com o mesmo período de 2024, foi de 16,2%.
De abril de 2024 a março de 2025, foram roubados quase 4.800 mil celulares a menos em todo o Estado, uma redução de 21% no comparativo com o período de março de abril de 2023 a março de 2024. Outro resultado de grande destaque são os índices de dezembro de 2024 comparado a Dezembro de 2023 em relação a roubo de celular, com queda de 23,1% em todo o estado. No mesmo período, somente na capital, a redução de roubo foi de 25,7%.
O programa é resultado de estudos e intercâmbio realizado pela superintendência em outros estados, onde foram feitos diagnósticos e análises das ocorrências de roubos e furtos de celular e a melhor maneira de coibir esse tipo de crime. Junto com a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), a Supesp implementou o sistema, que atualmente é um dos pilares das ações do Governo do Ceará dentro do Programa Ceará Contra o Crime.
Desde outubro de 2023, a Supesp ocupa o 1º andar do Bloco II do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), na Aguanambi
Com um ano de execução completos em abril último, o programa já recuperou e devolveu 7,2 mil celulares aos seus verdadeiros proprietários. No último lote entregue à população, o Governo do Ceará devolveu 355 celulares. Para o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa, o sucesso do programa deve-se ao processo de integração das forças de segurança, dos técnicos em tecnologia aos agentes de segurança nas ruas. “É muito gratificante fazer parte da história de uma instituição como a Supesp, comprometida com uma causa muito delicada e tão cara à população cearense, a segurança pública, disponibilizando uma equipe multidisciplinar realizando um trabalho extenso em pesquisa, indicadores criminais, em busca de uma melhor política pública para a área”, diz o superintendente.
Na próxima matéria, confira como ficou a superintendência com o processo de reestruturação e os outros projetos desenvolvidos pela mais nova vinculada da secretaria.
Mín. 16° Máx. 26°