

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) é uma das expositoras da Expocafé 2025, considerada a maior feira nacional de cafeicultura. O evento acontece desta terça (27/5) até quinta-feira (29/5), no aeroporto de Três Pontas, e deve receber milhares de visitantes.
A empresa desenvolve diversos trabalhos na cadeia produtiva do café, dentre eles o programa Certifica Minas Café e o Concurso de Qualidade do Cafés de Minas Gerais, e mostrará o resultado dessas ações como a maior agregação de valor ao produto. A Emater-MG também é uma das apoiadoras do 8º Encontro Mineiro de Cafeicultoras, na quinta-feira.
“A Expocafé é uma oportunidade para os produtores obterem informação técnica e adquirir máquinas e insumos. Na feira, o estande da Emater-MG terá profissionais para passar informações sobre programas estaduais e esclarecer dúvidas do público sobre questões técnicas”, pontua o gerente regional Rogério da Silva Araújo (Unidade Regional de Alfenas).
Agregação de valor
Segundo Rogério, dentre os assuntos do setor cafeeiro que serão tratados, estão o Certifica Minas Café, que foi o primeiro selo de certificação de propriedades cafeeiras no Brasil emitido por uma instituição governamental, e é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) , além do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais e do Circuito Mineiro de Cafeicultura.
O concurso de café recebeu 1.406 amostras concorrentes em 2024, de 146 municípios mineiros, das quatro macrorregiões produtoras do estado. Tanto a certificação das propriedades cafeeiras como o concurso estadual têm propiciado aos cafeicultores uma maior valorização dos seus produtos no mercado.
O Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras - Cachaças Mineiras, criado no ano passado, será outra iniciativa de destaque a ser apresentada.
“Nós tivemos três produtores de cachaça da região premiados no concurso da bebida, em 2024, e convidamos eles para participar do nosso estande e falar com os visitantes como foi a experiência na premiação”, conta Rogério.
Homenagem às cafeicultoras
A Emater-MG vai levar ainda caravanas de produtores para a Expocafé e está mobilizando um grande número de mulheres da região para participar do 8º Encontro Mineiro de Cafeicultoras. A atividade inclui palestras voltadas ao público feminino da cafeicultura. Também haverá homenagens a mulheres que são protagonistas no agronegócio brasileiro.
“O objetivo do encontro é mostrar o valor das cafeicultoras na atividade. Destacar a importância delas na organização da propriedade e participação ativa no segmento em Minas”, salienta o gerente regional. O encontro é uma das atividades da quinta edição da Expocafé Mulheres, que vai ocorrer durante toda a quinta-feira.
A Expocafé 2025 vai funcionar das 8h às 17h. A programação completa está disponível no site expocafeoficial.com.br .
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: atuação do IMA garante procedência, segurança e valor à iguaria mineira
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: em Minas, agroindústrias familiares produziram 43 mil toneladas em 2025
Agropecuária Governo de Minas abre consulta pública sobre o trânsito de animais no estado
Agropecuária Exportações do agronegócio mineiro alcançam US$ 19,8 bilhões em 2025 e atingem novo recorde
Agropecuária Minas Gerais tem inscrições abertas para eventos de estímulo à inovação tecnológica no agro
Agropecuária Feiras livres geram renda para agricultores de quase 700 municípios mineiros
Agropecuária Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais reestrutura Programas Estaduais de Pesquisa
Agropecuária Circuito Frutificaminas encerra o ano com 1,5 mil participantes nos eventos da Emater
Agropecuária Minas investe em laboratório para ampliar controle da qualidade de bebidas alcoólicas Mín. 16° Máx. 23°





