FOTO: Jaqueline Macedo/FVS-RCP
Fortalecendo a vigilância de zoonoses, doenças que passam de animais para humanos, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) lança o Guia de Orientações para Vigilância das Zoonoses no Amazonas, que reúne procedimentos técnicos voltados para ações de vigilância em saúde nos municípios. O documento está disponível no site da FVS-RCP https://encurtador.com.br/Xnh0 b .
Produzido pela FVS-RCP, instituição da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o material foi elaborado para apoiar os profissionais das secretarias municipais de saúde no enfrentamento das zoonoses. A Vigilância de Zoonoses realizada pela FVS-RCP é direcionada exclusivamente a essas doenças, ou seja, aquelas que têm impacto na saúde humana, não abrangendo enfermidades que afetam somente os animais.
Com uma abordagem de fácil compreensão, o documento funciona como uma ferramenta de consulta rápida. “O guia reforça o compromisso da FVS-RCP em aprimorar as ações de vigilância e resposta a essas doenças no Amazonas, fortalecendo a saúde pública no Amazonas”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
O guia é composto por oito capítulos com informações técnicas e práticas, destacando vacinação antirrábica animal; notificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN); monitoramento dos atendimentos humanos; vigilância da esporotricose; e vigilância laboratorial da circulação do vírus rábico; e investigação.
De acordo com a gerente de Zoonoses do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Érica Chagas, o guia oferece uma abordagem prática e objetiva sobre temas como profilaxia da raiva, controle dos acidentes por animais peçonhentos, enfrentamento da esporotricose, além da gestão de imunobiológicos e protocolos de notificação.
“Trata-se de um manual desenvolvido para orientar os municípios sobre como organizar as ações de vigilância, desde a vacinação antirrábica de cães e gatos até o monitoramento e manejo de situações emergenciais”, explica Érica.
O lançamento do Guia de Orientações para Vigilância das Zoonoses no Estado do Amazonas faz parte da estratégia da FVS-RCP em capacitar e atualizar os profissionais de vigilância em saúde municipais para aprimoramento da vigilância em saúde.
Vigilância de Zoonoses
A Vigilância de Zoonoses é uma área estratégica da vigilância em saúde pública, responsável por monitorar, prevenir e controlar doenças que são transmitidas de animais para seres humanos. A atuação da FVS-RCP nesse contexto tem como foco proteger a saúde da população, promovendo ações como o monitoramento, profilaxia da raiva, controle de acidentes por animais peçonhentos, vigilância da esporotricose e gestão do uso de imunobiológicos. Integra um trabalho essencial para reduzir riscos, evitar adoecimentos e salvar vidas, especialmente em regiões de difícil acesso, comunidades rurais e populações tradicionais do estado.
Mín. 13° Máx. 19°