

Produtores de queijo de todo o Brasil e do exterior ganharam mais alguns dias para garantir a participação na ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards, a maior premiação de queijos artesanais das Américas. Os interessados têm até o próximo domingo (8/6) para fazer a inscrição no Concurso Internacional de Queijos, que acontece dentro do evento. As inscrições devem ser feitas neste link .
A quinta edição do evento será realizada entre os dias 26 e 29/6, nos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá, e deve reunir centenas de produtores, especialistas e entusiastas do queijo artesanal.
“Decidimos ampliar o prazo para garantir a participação de produtores que solicitaram mais tempo para concluir a documentação e os preparativos. Queremos valorizar a diversidade e ampliar a representatividade no concurso”, afirma a organizadora do evento, Maricell Hussein.
O evento é realizado pela Bonare Eventos, em parceria com o Governo de Minas , por meio das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG ) e de Cultura e Turismo (Secult-MG) , Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) , Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) .
Na avaliação do subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa-MG, Gilson Sales, o evento se consolidou como uma grande vitrine mundial para o queijo artesanal regularizado.

“Neste ano, o concurso terá 45 categorias, contemplando queijos elaborados com leite de vaca, cabra, ovelha, búfala e misturas, que serão avaliados por um corpo de jurados nacionais e internacionais, com base em sete critérios sensoriais: aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor”, detalha.
Os premiados receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além do troféu Super Ouro, concedido ao queijo com maior pontuação geral. “Já temos várias inscrições de produtores da Europa e de muitos países da América Latina que querem participar desta edição especial, que também homenageia o reconhecimento dos modos de fazer do Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, destaca a organizadora Maricell.
Em 2024, o concurso reuniu 1.110 queijos de 14 países. Para participar, é necessário que o produtor possua registro junto às autoridades sanitárias do país de origem e que se enquadre nas exigências técnicas do edital.
Outras atrações
Além do Concurso Internacional, a ExpoQueijo Brasil 2025 - Araxá International Cheese Awards conta com uma Feira Internacional de Negócios, além de agenda de palestras, conferências e mesas de debate e a vila gastronômica e cultural.
Neste ano, a exposição será realizada entre os dias 26 e 29/6 e com impacto positivo em diversas áreas, como o turismo, varejo, agropecuária, logística, indústria alimentícia e de suprimentos e relações internacionais.
A realização do evento também conta com a parceria das associações de produtores de queijos e o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Superintendência Federal de Agricultura de Minas Gerais e da prefeitura de Araxá.
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: atuação do IMA garante procedência, segurança e valor à iguaria mineira
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: em Minas, agroindústrias familiares produziram 43 mil toneladas em 2025
Agropecuária Governo de Minas abre consulta pública sobre o trânsito de animais no estado
Agropecuária Exportações do agronegócio mineiro alcançam US$ 19,8 bilhões em 2025 e atingem novo recorde
Agropecuária Minas Gerais tem inscrições abertas para eventos de estímulo à inovação tecnológica no agro
Agropecuária Feiras livres geram renda para agricultores de quase 700 municípios mineiros
Agropecuária Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais reestrutura Programas Estaduais de Pesquisa
Agropecuária Circuito Frutificaminas encerra o ano com 1,5 mil participantes nos eventos da Emater
Agropecuária Minas investe em laboratório para ampliar controle da qualidade de bebidas alcoólicas Mín. 16° Máx. 23°





