

O Governo de Minas Gerais , por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) , está com inscrições abertas para o 2º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 25/7 em escritórios locais da Emater-MG. Caso o município não possua unidade da empresa, o produtor pode entrar em contato pelo telefone (31) 3349-8120 para saber qual é o escritório mais próximo.
Após preencher o formulário de inscrição, o participante deve enviar a documentação e as amostras até 8/8. O preenchimento da ficha e os custos com envio das amostras são de responsabilidade do participante.
“O primeiro concurso da cachaça e aguardentes, realizado no ano passado, foi um grande sucesso. Queremos, em 2025, superar as expectativas e ter ainda mais bebidas concorrendo. A cachaça é um dos principais produtos mineiros e o concurso é uma forma de valorização da atividade. Que os nossos produtores aproveitem a oportunidade e as melhores bebidas sejam premiadas”, afirmou o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
Público e categorias
Podem participar produtores/atacadistas, produtores/engarrafadores e os padronizadores/engarrafadores, que tenham estabelecimentos de bebidas em território mineiro, registrados no Ministério de Agricultura, com as denominações cachaça de alambique e aguardente de cana.
No caso dos padronizadores/engarrafadores de cachaças de alambique e aguardentes de cana, é necessário comprovar que a bebida adquirida de terceiros, para a produção de seus produtos, tem origem em Minas Gerais.
Categorias
As categorias da edição de 2025 serão: Cachaça de Alambique Aguardente de Cana, Cachaça de Alambique Armazenada Aguardente de Cana Armazenada, Cachaça de Alambique Envelhecida Aguardente de Cana Envelhecida, Cachaça de Alambique Envelhecida e Premium + Extrapremium, além de Aguardente de Cana, Aguardente de Cana Armazenada, Aguardente de Cana Envelhecida, Aguardente de Cana Envelhecida Premium + Extrapremium.
A final do 2º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras deverá ocorrer em novembro. O regulamento do concurso está disponível no s ite da Emater-MG .
Destaque
O Concurso Cachaças Mineiras/2025 terá o limite de 270 bebidas inscritas. Quando o número for atingido, será divulgada a cessação do recebimento de inscrições. Cada participante poderá inscrever até duas bebidas. No caso de produtor ou padronizador, a categoria é “Marcas de Terceiros”.
“Além da premiação das três melhores bebidas por categoria, este ano, também teremos um diploma especial por pólo para valorizar a regionalidade da bebida e um prêmio especial para a mulher destaque da cachaça mineira”, destaca Lucas Carneiro.
Setor
Segundo o Ministério da Agricultura, o setor de cachaça no Brasil emprega mais de 3 mil pessoas na região Sudeste. Minas Gerais detém mais de 67% dos alambiques da região.
O 2º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras é uma iniciativa do Governo de Minas, e será realizado e coordenado pela Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG) , com apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) , Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e de entidades parceiras.
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: atuação do IMA garante procedência, segurança e valor à iguaria mineira
Agropecuária Dia Mundial do Queijo: em Minas, agroindústrias familiares produziram 43 mil toneladas em 2025
Agropecuária Governo de Minas abre consulta pública sobre o trânsito de animais no estado
Agropecuária Exportações do agronegócio mineiro alcançam US$ 19,8 bilhões em 2025 e atingem novo recorde
Agropecuária Minas Gerais tem inscrições abertas para eventos de estímulo à inovação tecnológica no agro
Agropecuária Feiras livres geram renda para agricultores de quase 700 municípios mineiros
Agropecuária Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais reestrutura Programas Estaduais de Pesquisa
Agropecuária Circuito Frutificaminas encerra o ano com 1,5 mil participantes nos eventos da Emater
Agropecuária Minas investe em laboratório para ampliar controle da qualidade de bebidas alcoólicas Mín. 16° Máx. 23°





