

Foto: Roberto Zacarias / SECOM
Santa Catarina registrou um desempenho expressivo durante a temporada de verão 2025, consolidando-se como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Conforme levantamento da Fecomércio-SP, com base em dados do IBGE, o estado alcançou um crescimento de 11,5% no setor de turismo entre os meses de janeiro e março — o segundo maior índice do país no período, atrás apenas de Espírito Santo (12%).
Um dos fatores que mais contribuíram para o crescimento foi o aumento da presença de turistas internacionais, que representaram 35% do total de visitantes nesta temporada. Entre eles, os argentinos lideraram com 28%, seguidos por turistas do Uruguai (2,8%), Paraguai (2,3%) e Chile (0,8%).
“Santa Catarina é referência em hospitalidade, diversidade de atrativos e qualidade dos serviços. O resultado do verão de 2025 comprova um trabalho incansável que vem sendo feito desde 2023 pelo Governo, sob a liderança do governador Jorginho Mello, na promoção turística e na qualificação da rede de serviços. Estamos trabalhando para consolidar esses dados e atrair ainda mais visitantes”, afirma a secretária de Turismo, Catiane Seif.
Houve um aumento significativo do gasto médio por grupo. O valor saltou de R$ 6.620, registrado em 2023/2024, para R$ 9.349 nesta temporada — um crescimento de 41%. Esse movimento indica não apenas o sucesso da temporada, mas também o amadurecimento do turismo catarinense em termos de atratividade e qualidade dos serviços ofertados.
O resultado reflete o trabalho contínuo do Governo do Estado na promoção turística, na qualificação da rede de serviços e a riqueza natural do território catarinense. Praias, serras, turismo rural, gastronomia e tradições culturais formam um mosaico de experiências que seguem encantando turistas nacionais e estrangeiros.
O turismo segue como uma das atividades econômicas mais relevantes para o estado. A movimentação de turistas aquece a economia em diferentes setores, como hospedagem, alimentação, comércio, transporte, eventos e cultura. Além disso, o crescimento do fluxo turístico estimula o empreendedorismo, a geração de empregos e o fortalecimento das economias regionais.
Entre os destinos mais procurados da temporada, destacaram-se as praias de Canasvieiras e Jurerê Internacional, em Florianópolis; Itapema e Balneário Camboriú, no Litoral Norte; e Bombinhas, conhecida por suas águas cristalinas. Esses locais atraíram, especialmente, o público estrangeiro. Além disso, destinos como Praia do Rosa (Imbituba), Guarda do Embaú (Palhoça) e regiões da Serra Catarinense também registraram aumento na ocupação, demonstrando a diversidade da oferta turística em Santa Catarina.
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





