

Uma reunião on-line realizada nesta terça-feira, 1° de julho, com a participação dos secretários de Turismo do Tocantins, Hercy Ayres Filho; e do Maranhão, Socorro Araújo, além de técnicos das duas pastas marcou mais um passo no processo de articulação para a implementação da rota turística entre o Parque Estadual do Jalapão (TO) e o Parque Nacional da Chapada das Mesas (MA). A iniciativa visa promover a integração regional, valorizar os atrativos naturais e culturais da área de fronteira e impulsionar o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável.
Durante a conversa, foi reforçada a necessidade de estruturar tecnicamente a rota e criar um programa oficial de integração entre os dois estados, incluindo a assinatura de um termo de cooperação. A proposta prevê a criação de uma identidade para o roteiro, o ordenamento da atuação de empresas turísticas, a qualificação de profissionais locais e a promoção conjunta em eventos e campanhas.
O superintendente de Turismo do Polo Chapada das Mesas, Beto Kelnner, sugeriu como referência o modelo da Rota das Emoções, que conecta Ceará, Piauí e Maranhão. Também propôs atuação com os operadores turísticos dos dois estados para garantir o protagonismo dos profissionais locais na consolidação da rota. Já a secretária Socorro Araújo ressaltou que a rota é uma realidade, mesmo que de forma independente e, por isso, a necessidade de ordenamento.
O secretário Hercy Filho destacou que a fronteira entre os dois estados é extensa e abriga uma série de ativos turísticos ainda pouco explorados, como a região do Bico do Papagaio, em especial o município de Babaçulândia, que pode se conectar a Imperatriz/MA, criando uma nova possibilidade de experiência integrada entre os estados.
Hercy lembrou que as tratativas para a criação da rota foram iniciadas anteriormente e defendeu a retomada com um plano claro para garantir sua concretização. “Não se trata apenas de promover o Jalapão ou a Chapada das Mesas isoladamente, mas de enxergar a potência dessa conexão como produto turístico único, que pode atrair visitantes de todo o Brasil e de fora dele”, afirmou.
Outro ponto discutido foi a necessidade de agendar uma reunião presencial, possivelmente durante o Salão Nacional do Turismo, previsto para agosto, em Brasília/DF. A ideia é aproveitar o evento para mobilizar apresentar uma proposta estruturada da rota e envolver o Consórcio Brasil Central, que reúne seis estados e o Distrito Federal. “O governador Wanderlei Barbosa é grande defensor desta conexão econômica entre o Tocantins e o Maranhão, e o turismo é um dos ativos que aproximam os dois estados”, completou Hercy Filho.
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





