Terça, 08 de Julho de 2025
21°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Agricultura Piauí

Quitanda da SAF marca presença no Festival Cultural de Cocais em São João do Arraial a partir desta sexta (4)

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) participará do 1º Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Projetos de Vida do Territórios Cocais, n...

03/07/2025 às 17h31
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) participará do 1º Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Projetos de Vida do Territórios Cocais, no município de São João do Arraial. O evento faz parte da programação do 20º Festival Cultural dos Cocais e ocorrerá de sexta (4) a domingo (6), a partir das 17h, na Rua Benedito Amaro, próximo ao Centro Cultural de São João do Arraial.

O objetivo é promover a atividade e garantir uma renda melhor aos trabalhadores rurais através da comercialização dos produtos. O festival reunirá cooperativas e associações de agricultores familiares de diversos municípios, como Teresina, São João do Arraial, Esperantina, Batalha, Piracuruca e Piripiri.

Dentre as associações, estarão presentes o Centro Cocais, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São João do Arraial, Associação de Mulheres Artesãs de Esperantina, Movimento de Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu, entre outros, além das secretarias municipais da agricultura familiar.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Geirlys Silva / SAF

Dentre os produtos da Quitanda, o público poderá encontrar hortaliças, frutas, verduras, mel, azeite de coco babaçu, mesocarpo do babaçu, crochê, tapetes, bonecas de pano, bolsas de palha, carnes e diversos outros.

Segundo o coordenador do Centro Cocais, Mauro Rodrigues, o evento, que reúne diversas manifestações culturais do Piauí, incorporou a temática da agricultura familiar devido ao potencial de produção e consumo no estado.

“Sabemos que a agricultura familiar tem muito potencial, tendo em vista que 70% do que consumimos é produzido pela atividade, e no território Cocais não é diferente. Iremos contar com mais de 30 instituições do Piauí, que trabalham com a agroecologia, economia solidária, atividades sustentáveis, entre outros. É um momento muito importante e que acredito que só enriquecerá a agricultura familiar”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários