Terça, 08 de Julho de 2025
14°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Educação Piauí

Estudantes premiados no Seduckathon com melhores notas se preparam para intercâmbio educacional

Vinte estudantes da rede estadual com as melhores notas do primeiro trimestre em Língua Portuguesa, Matemática e outras áreas do conhecimento foram...

07/07/2025 às 19h36
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Vinte estudantes da rede estadual com as melhores notas do primeiro trimestre em Língua Portuguesa, Matemática e outras áreas do conhecimento foram premiados no Seduckathon 2025 e vão embarcar para um intercâmbio educacional de 30 dias. Dez deles viajarão para os Estados Unidos e os outros dez para a Alemanha. Ao todo, serão 130 estudantes e 26 professores em missão educacional em seis países: Alemanha, Singapura, Coreia do Sul, Estados Unidos, Portugal e China.

Entre eles está a estudante Mariana Mazur, de 17 anos, do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique, em Teresina, que ainda tenta processar a conquista. “Ainda não caiu a ficha, mas eu estou muito feliz”, conta Mariana, que embarcará para a Alemanha e já carrega no currículo medalhas em várias Olimpíadas, como o ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE).

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Pablo Cavalcante

Seu colega de escola, Arthur Fernandes, também embarcará para a Alemanha e acredita que a viagem será um divisor de águas em sua vida. “Nunca saí nem do Nordeste, agora vou conhecer outro país, outra cultura e outro jeito de viver. Acredito que eu vou voltar transformado”, disse o estudante, que sonha em ser Engenheiro de Software.

Em Cocal do Alves, o estudante Pablo Matheus Pacheco Fontenele, do CETI Augustinho Brandão, foi selecionado para o intercâmbio e escolheu como destino os Estados Unidos. O jovem celebra a oportunidade como uma conquista além dos limites da sua realidade. “Onde eu moro, ninguém tinha expectativas de ir tão longe. Isso não passava de um sonho distante. Com o Seduckathon, tudo mudou. E agora que consegui, quero aproveitar cada segundo”, afirmou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A estudante Sara Tawany, também do CETI Augustinho Brandão, será a primeira de sua família a fazer uma viagem internacional. “Minha família está emocionada. Conquistar isso por meio do estudo é maravilhoso. É uma oportunidade valiosa que vou honrar”, celebrou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Do Tempo Integral para o mundo: universalização abre portas para experiências globais

O Seduckathon, maratona que estimula o desenvolvimento de habilidades em Tecnologia, Inovação e Programação entre os estudantes da rede estadual, integra uma das estratégias da política de universalização do Tempo Integral aliada à Educação Profissional e Técnica no Piauí.

Em 2025, 100% das escolas da rede estadual oferecem ensino em Tempo Integral com formação profissional, técnica e tecnológica. A ampliação da jornada escolar permite a inclusão de atividades extracurriculares, esportivas, culturais e projetos de vida, ampliando o desenvolvimento acadêmico, emocional e social dos alunos.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Letícia Santos

“A Educação em Tempo Integral abre um leque maior de oportunidades, inclusive para experiências internacionais como essa. A permanência por mais tempo na escola aumenta a aprendizagem e fortalece as habilidades que os Estudantes levarão para o mundo”, destacou o Secretário Washington Bandeira.

O Gestor pontuou ainda que o Governo do Estado está investindo em uma geração de jovens criativos, protagonistas e preparados para o futuro. “A Educação do Piauí está mostrando que é possível romper barreiras e transformar vidas por meio do conhecimento”, finalizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários