

Em celebração ao Dia do Produtor Rural, comemorado nesta segunda-feira (7/7), o Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) , divulga o Catálogo de Produtos e Experiências Turísticas da Agricultura Familiar e Produtores Rurais – Ruralidade Viva.
A publicação apresenta um panorama das vivências e saberes do interior mineiro, reconhecendo o turismo rural como eixo estratégico da economia criativa e sustentável no estado.
Disponível para acesso gratuito no site da Emater-MG, o catálogo reúne produtos típicos e experiências que vão de visitas a queijarias e colheitas em lavouras de café a degustações, trilhas e oficinas de saberes tradicionais.
A proposta é conectar turistas, agentes do trade e consumidores a roteiros autênticos da vida no campo, promovendo a integração entre cultura, turismo, agricultura familiar e meio ambiente.
Minas Gerais se consolida como o segundo maior destino brasileiro em turismo rural, com destaque para experiências ligadas à Cozinha Mineira – como os modos de fazer do Queijo Minas Artesanal, reconhecidos como patrimônio cultural – e para regiões produtoras de café, cachaça, vinhos, doces e azeites.
“A ruralidade mineira é viva, generosa e profundamente cultural. Ao visitarmos essas regiões, não consumimos apenas produtos. Acessamos modos de vida que refletem a alma de Minas”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.
Segundo dados da Emater-MG, mais de 5 mil famílias em todo o estado atuam diretamente com atividades ligadas ao turismo rural, incluindo hospedagens, venda de produtos artesanais, roteiros gastronômicos e experiências imersivas. O impacto social, ambiental e econômico da atividade é significativo, promovendo a permanência das famílias no campo, a geração de emprego e o fortalecimento da identidade local.
Um dos exemplos citados pela coordenadora técnica estadual de Turismo Rural e Artesanato da Emater-MG, Thatiana Garcia, é a Rota Terroir Vertentes, na região de São João del-Rei. O roteiro reúne produtores de queijo, doces, cachaça e artesanato, que recebem turistas em suas propriedades. “Em muitos casos, as experiências turísticas já superam em retorno à atividade produtiva tradicional, como a fabricação de queijos”, observa.
Além do Caminho dos Diamantes e do Circuito das Águas – regiões que associam turismo histórico, gastronômico e terapêutico –, o Catálogo Ruralidade Viva busca mapear e dar visibilidade a novas iniciativas pelo estado, contribuindo para a diversificação da oferta turística e a valorização da agricultura familiar.
“O turismo rural é um ativo estratégico de Minas Gerais. Ele protege paisagens culturais, fortalece a economia e preserva saberes ancestrais. A cada queijo, café ou doce, conta-se uma história; e é isso que nos torna um destino único”, acrescenta o secretário Leônidas de Oliveira.
A publicação também valoriza propriedades que adotam práticas sustentáveis e oferecem ao visitante uma oportunidade de reconexão com a terra. “Essa é uma agenda do futuro. Estamos diante de uma forma de turismo que integra tradição e inovação, com impactos reais na qualidade de vida das comunidades”, completa Oliveira.
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





