Terça, 08 de Julho de 2025
16°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Geral DESENVOLVIMENTO

Bragança celebra 412 anos com o fortalecimento de investimentos do Governo do Estado

Além da educação, saúde e segurança, o turismo é outro setor incentivado pela atual gestão, que entregou duas novas orlas para a população, em Ajur...

08/07/2025 às 08h06
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Foto: Wellyngton Coelho / Ag. Pará
Foto: Wellyngton Coelho / Ag. Pará

Em comemoração aos 412 anos de Bragança, celebrado nesta terça-feira (08), o Governo do Pará reforça seu compromisso com o desenvolvimento do município por meio de uma série de investimentos, que vêm sendo realizados desde 2019. A entrega da nova Usina da Paz marca a data e soma-se a avanços importantes em diversas áreas, como na educação, saúde e segurança pública.

Escolas foram reformadas e novas unidades estão em construção, como uma creche do programa “Creches por todo o Pará”. Já na saúde, a Policlínica Ruth Nobre Bragança oferece 32 especialidades médicas, e a nova agência do Hemopa fortalece a rede hospitalar da região. Na segurança, a cidade passou a contar com videomonitoramento e tecnologia integrada para ações mais eficazes.

A professora Rosiane Souza, filha de bragantinos, ressalta a importância dos investimentos feitos, e que melhoraram a cidade, como é o caso da reconstrução da Orla do Rio Caeté, entregue em 2023 pelo Estado.

“Minha mãe sempre foi moradora daqui, é filha de Bragança. A gente está aqui para valorizar o município de Bragança, que somos filhos de bragantinos, a gente tem que valorizar o que é nosso. Que as pessoas tenham um acesso mais próximo ali à beira do rio, porque antigamente não tinha nada disso, a orla não era atrativa para as pessoas. Agora está bem melhor, bem atrativo mesmo, né? Isso aumenta a economia, o lazer”, disse a professora.

As escolas estaduais ‘Domingas da Costa Sousa’, na comunidade do Acarajozinho; ‘Deputado André Dias’, na vila de Bacuriteua; e ‘Manoel Julião Garcia Castanho’ estão entre os principais investimentos estaduais em educação no município, assim como o avanço da construção de uma unidade do programa "Creches por todo o Pará".

"Aumentar a qualidade da educação paraense é uma das prioridades do Governo, e é nosso compromisso garantir esse acesso. O Governo junto com a Seduc vem investindo em todas as regiões do Estado, e em Bragança não poderia ser diferente, são escolas sendo reestruturadas para oferecer um ensino com mais qualidade aos nossos estudantes, garantindo mais desenvolvimento para a região", destacou Ricardo Sefer, secretário interino de Estado de Educação.

Com mais de 130 mil habitantes, Bragança também recebeu investimentos na área da saúde. A Policlínica Ruth Nobre Bragança é um dos destaques. Entregue em 2024, a unidade, que oferece 32 especialidades médicas e equipamentos de ponta, busca ampliar o acesso a consultas especializadas e a exames diagnósticos essenciais. Também no ano passado, o município recebeu a 19ª Agência Transfusional (AT) da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), que garante o fornecimento seguro e adequado de sangue aos três hospitais do município, além dos hospitais de Augusto Corrêa e Viseu.

“Desde 2019, temos ampliado e fortalecido a rede de saúde no município de Bragança e em toda a região nordeste do Pará. A Policlínica se destaca pela eficiência no atendimento e pela oferta de diversas especialidades médicas, além de contar com equipamentos modernos que permitem a realização de exames precisos para diagnósticos assertivos. Esses investimentos reforçam o nosso compromisso em garantir acesso à saúde de qualidade, promover tratamento adequado e prevenir hospitalizações evitáveis”, afirmou a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz.

Para Arlene do Socorro da Silva Souza, autônoma, 40 anos, que nasceu em Bragança, comemora a inauguração de um dos serviços indispensáveis para a população, a Policlínica. “A população fica muito feliz, a policlínica ajudou muita gente que não tem condição de pagar um particular, e aí ela veio para melhorar bastante. Bragança cresceu muito, esses últimos anos, cresceu bastante, bem desenvolvida, bem conhecida, nossa farinha, enfim, tudo de Bragança está bem conhecido no mundo todo.

Na área da segurança, além do aumento de efetivo, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) ampliou os investimentos em tecnologia para garantir o bem-estar da população. A instalação de um sistema de videomonitoramento, com 11 câmeras instaladas nos principais corredores viários e pontos estratégicos do município, e de um totem de segurança pública, que faz parte do projeto "Cidades Inteligentes", são ações que promovem mais agilidade e efetividade dos agentes.

“A aquisição de equipamentos, como armamentos, rádios, coletes balísticos e motocicletas estão também entre os nossos investimentos que ajudaram, especialmente, a Guarda Municipal e o órgão de trânsito de Bragança. Várias outras entregas, como reconstruções de quartéis, para que a gente pudesse dar melhor condições de trabalho aos nossos policiais, são destaques. Esses incrementos têm feito a diferença”, pontua Ualame Machado, titular da Segup. A Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo, disponibilizou um novo espaço para a construção do novo Batalhão de Polícia Militar.

Turismo –Em 2023, Bragança ganhou duas novas orlas. Uma na praia de Ajuruteua e a outra, reconstruída, na orla do Rio Caeté. Os espaços receberam obras de urbanização, drenagem, pavimentação e se tornaram pontos turísticos, que fomentam a cultura e fortalecem a economia local da região. As orlas promovem qualidade de vida à população e recebem com maior comodidade moradores e visitantes, que buscam as belezas naturais e o patrimônio cultural do município.

Cultura –A criação da primeira biblioteca pública comunitária em um território quilombola, a assinatura do convênio para reconstrução e ampliação do prédio histórico do Barracão da Marujada, a entrega do Teatro Museu da Marujada, totalmente reconstruído, e a devolução do mirante e da imagem de São Benedito, reconstruídos em 2019, após o desabamento, são destaques entre os investimentos na área.

Economia –Bragança, um dos municípios mais importantes do Estado, possui uma economia que gira, basicamente, em torno das atividades pesqueiras, da agricultura e do comércio. Partindo desta realidade, o Governo do Estado investe, desde o início da gestão, em 2019, nos setores. A reconstrução do Centro de Treinamento Agroecológico, Inovação, Tecnologia e Pesquisa Aplicada do Nordeste do Pará, conhecido como Unidade Didática de Bragança (UDB); a certificação de agroindústrias para assegurar a qualidade dos produtos produzidos, via Selo Artesanal Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará); e a recente assinatura do Termo de Cooperação Técnica para fortalecer e ampliar os serviços de assistência técnica rural aos agricultores familiares do município, estão entre os investimentos.

Aniversário –Bragança, originalmente habitado por indígenas da nação tupinambá, foi um dos polos iniciais da ocupação e colonização da Amazônia. Estudos indicam que os franceses foram os primeiros europeus a conhecer a região, possivelmente, a partir de 8 de julho de 1613. Em 02 de outubro de 1854, é elevada à categoria de cidade pelo então presidente da Província do Grão-Pará, o tenente-coronel Sebastião do Rego Barros com a denominação de Bragança, uma homenagem à Família Real Orleans e Bragança.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários