Depois de receber reclamações sobre cobrança indevida da taxa de esgoto, assim como no atraso de instalações, o Procon fiscalizou, na semana passada,in loco, a situação. Para tanto, além dos fiscais do Procon, também integraram a missão representantes da concessionária Águas de Sorriso e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Ager).
“Só no último mês, recebemos 10 reclamações por cobrança indevida e outras 11 pela demora de mais de 30 dias para a ligação do serviço”, detalha o diretor-executivo do Procon, Michel Ferreira, acrescentando que as reivindicações são da mesma região: no Jardim Amazônia foram vistoriadas a Rua Manaués e a Avenida Curitiba, e no bairro Rota do Sol, na Rua de Acesso.
A fiscalização conjunta também é fruto da reunião realizada entre integrantes do Procon e da Águas de Sorriso, ainda em junho. “Com a verificação no local, pudemos constatar que as ligações estavam sim ativas, no entanto, os consumidores precisam saber que a ligação na parte interna da casa deve ser feita pelo próprio morador”, relatou Michel, complementando que “é muito importante vermos também o trabalho da concessionária, para podermos fazer esta ponte com o consumidor de maneira proativa, evitando transtornos desnecessários”.
Quanto à cobrança equivocada, a concessionária se comprometeu restituir o pagamento aos consumidores que tenham efetuado o pagamento, ou cancelar a fatura, corrigindo os valores, para aqueles que ainda não efetuaram.
O diretor do Procon lembra que, após o pedido de ligação à rede de esgoto, a concessionária tem 30 dias para efetuar o serviço. No entanto, a ligação na parte interna do terreno fica a cargo de cada morador.
Como acionar o Procon
É possível acionar o Procon de Sorriso de diversas formas: via WhatsApp, pelo 99715-9078, ou pelo telefone 3907 8014, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Para quem prefere o atendimento presencial, a unidade do Procon funciona no Ganha Tempo Central, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
O Ganha Tempo da Zona Leste também conta com um ponto de atendimento aos consumidores. Há ainda o telefone 151, que funciona como Disque Denúncia. Outra opção é entrar em contato pelo e-mail procon@sorriso.mt.gov.br .
Texto: Nádia Mastella
Fotos: Procon
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 11° Máx. 24°