Pesquisadores piauienses podem concorrer ao prêmio nacional que valoriza estudos sobre cuidados no Brasil
Para a coordenadora de Cuidados da Sempi, Tatiany Alves, a iniciativa é um passo importante na consolidação de políticas públicas mais justas e inc...
09/07/2025 às 08h18
Por: RedaçãoFonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) está incentivando a participação de estudantes e pesquisadores no 1º Prêmio Nacional de Trabalhos Acadêmicos Tecendo os Cuidados – Edição 2025, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O prêmio tem como objetivo incentivar pesquisas acadêmicas que abordem os cuidados como um direito, um bem público e um eixo estratégico para a superação das desigualdades sociais no Brasil.
As inscrições estão abertas até o dia 1º de setembro, por meio da Plataforma Carlos Chagas, e podem participar estudantes de graduação, pós-graduação, recém-mestres e recém-doutores. Os melhores artigos serão premiados com valores em dinheiro, certificado de reconhecimento e publicação dos trabalhos.
Para a coordenadora de Cuidados da Sempi, Tatiany Alves, a iniciativa é um passo importante na consolidação de políticas públicas mais justas e inclusivas. “Esse prêmio reconhece a importância do cuidado como base para a transformação social. É uma oportunidade para que pesquisadores contribuam com reflexões e propostas capazes de qualificar as políticas públicas e promover a equidade de gênero, raça, território e classe”, destaca a gestora.
A premiação também se propõe a valorizar abordagens interseccionais, que considerem as experiências e realidades de povos indígenas, comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua, LGBTQIA+, entre outros grupos sociais.
A Sempi convida todas as estudantes e pesquisadores do Piauí a participarem dessa iniciativa nacional e fortalecerem, com suas produções, a construção coletiva de um Brasil que reconhece e valoriza o cuidado como pilar de justiça social.
Foto: Reprodução/Secom Piauí
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.