O Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realiza, nesta quinta-feira (10), o lançamento oficial da 7ª edição da Ópera da Serra da Capivara. A cerimônia será às 11h, no auditório Sulica, na sede da Secult, no Centro de Teresina.
A solenidade contará com a presença do secretário da Cultura, Rodrigo Amorim; do secretário do Turismo, Daniel Oliveira; do prefeito de São Raimundo Nonato, Rogério Castro; do prefeito de Coronel José Dias, Victor Carvalho; do diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha; e do diretor-presidente da Equatorial Piauí, Humberto Soares.
O festival será realizado de 17 a 27 de julho, em São Raimundo Nonato, no Parque Nacional da Serra da Capivara, com novidades na estrutura e grandes atrações musicais, como Céu, Juliana Linhares, Mãeana e Raissa Fayet.
A Ópera da Serra da Capivara é um evento que reúne música, teatro, circo, dança, artes visuais e natureza em um dos cenários mais impressionantes do país: o sertão do Piauí. O palco natural é o Parque Nacional da Serra da Capivara, uma unidade de conservação federal reconhecida por abrigar a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas.
Com uma programação ampla e diversa, o festival promove uma experiência imersiva que valoriza a cultura local, os talentos artísticos nacionais e a paisagem única da região.
Neste ano, o espetáculo teatral principal será “O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara”, uma releitura do clássico romance gótico “O Fantasma da Ópera”, de Gaston Leroux. A montagem, com concepção do diretor de arte Felipe Guerra, será encenada nos majestosos boqueirões da Serra da Capivara, incorporando elementos da cultura local, dança, música tradicional e acrobacias. O resultado é uma experiência cênica que conecta passado e presente, natureza e arte.
Diferentemente das edições anteriores, em que os espetáculos ocorriam no anfiteatro da Pedra Furada, este ano a apresentação será realizada no Anfiteatro Ancestral, em frente à cortina de pedra. A mudança se dá em razão do crescimento do festival e visa garantir mais conforto ao público, respeitando a integridade dos sítios arqueológicos e o meio ambiente. A nova estrutura também amplia as possibilidades de produção artística, mantendo o compromisso com a preservação do patrimônio da humanidade.
Além da programação no parque, o festival promove o “Ópera na Cidade”, na Praça do Abrigo, em São Raimundo Nonato, com atrações artísticas regionais, oficinas, feira de artesanato e gastronomia local, tudo gratuito e aberto ao público.
Entre as oficinas confirmadas para esta edição estão Empreendedorismo para Mulheres da Caatinga; Comunicação Antirracista para Guias Turísticos e Teatro para Crianças.
A Ópera da Serra da Capivara é patrocinada pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), via Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec); e da Secretaria do Turismo (Setur), por meio do Sistema de Incentivo Estadual ao Turismo (Sietur).
A programação completa está disponível em: https://www.operadaserradacapivara.com.br/programa%C3%A7%C3%A3o
Ingressos a partir de R$ 215 (meia solidária) pelo site oficial: www.operadaserradacapivara.com.br
Siga no Instagram: @operadaserradacapivara
Mín. 12° Máx. 19°