O uso do celular ao volante é uma das principais causas de acidentes nas estradas brasileiras e pode ter consequências trágicas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o risco de acidentes aumenta em até 400% quando o motorista manuseia o telefone enquanto dirige. Além de ser extremamente perigosa, a prática é considerada infração gravíssima.
Com o objetivo de reforçar a importância da atenção no trânsito e alertar sobre os perigos dessa conduta, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia — unidade pública administrada pelo Einstein Hospital Israelita — promove amanhã, quinta-feira (10/06), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a palestra "Conscientização no Trânsito e Perigos do Uso de Celular ao Dirigir".
A ação será realizada no auditório da unidade e é voltada para os colaboradores do hospital. A atividade será conduzida por agentes da PRF, que compartilharão suas experiências e vivências em ocorrências reais nas rodovias, ressaltando os impactos causados por acidentes evitáveis.
Além de abordar o uso indevido do celular, a palestra também tratará de práticas fundamentais para um trânsito mais seguro, como a direção defensiva, a utilização de equipamentos obrigatórios e a obediência às normas de condução.
“É uma oportunidade importante para despertar a responsabilidade individual no trânsito, dentro e fora do ambiente hospitalar. A segurança começa com a consciência de cada um”, afirma o diretor da unidade, Roger Monteiro.
A iniciativa reafirma o compromisso do HOEB com a promoção da saúde e a prevenção, estendendo esse cuidado para além das suas dependências, alcançando a comunidade e o dia a dia dos seus profissionais. Desde que foi inaugurado, em março de 2024, o hospital já realizou mais de mil cirurgias, a maioria delas, cerca de 70%, em vítimas de acidentes de trânsito.
Sobre o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia
Inaugurado em 04 de março de 2024, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade do Governo do Estado da Bahia gerida pelo Einstein, tem estrutura montada para ser o maior hospital estadual especializado em Ortopedia e Traumatologia do Brasil. Localizado no bairro do Cabula, em Salvador, oferece serviços ambulatoriais e hospitalares 100% regulados, referenciados pela Central Estadual de Regulação nas situações de Urgência e Emergência, e pelo Sistema de Regulação Ambulatorial em casos eletivos.
A unidade conta com 212 leitos e está equipada com a mais moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.
O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia é a primeira unidade hospitalar administrada pelo Einstein na região Nordeste. Fundado em 1955, o Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à assistência à saúde, ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social, e trabalha para melhorar a equidade da saúde no país.
Fonte
Ascom/Hospital Ortópedico
Mín. 12° Máx. 19°