Sábado, 12 de Julho de 2025
16°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Paraíba

Hospital Regional de Patos realiza com sucesso cirurgia inédita na unidade em paciente oncológico

Um paciente do sexo masculino, da cidade de Sousa, de 72 anos, passou por um procedimento cirúrgico inédito nesta quinta-feira (10), em Patos. A ci...

11/07/2025 às 22h10
Por: Redação Fonte: Secom Paraíba
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraíba
Foto: Reprodução/Secom Paraíba

Um paciente do sexo masculino, da cidade de Sousa, de 72 anos, passou por um procedimento cirúrgico inédito nesta quinta-feira (10), em Patos. A cirurgia de lobectomia pulmonar (retirada dos lobos pulmonares) foi realizada pela primeira vez pela equipe do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC) – pertencente à rede estadual de saúde –, sob a coordenação do cirurgião Rivaldo Fernandes. O procedimento durou três horas e foi considerado um sucesso pela equipe da unidade.

Esse tipo de procedimento, realizado de forma inédita no Hospital Regional de Patos, é indicado para pacientes que tem neoplasia pulmonar em estágio inicial e consiste na retirada dos lobos pulmonares. “Essa cirurgia é frequentemente utilizada no tratamento oncológico dos pulmões e tem o objetivo de remover uma parte do pulmão doente, normalmente em câncer de pulmão em estágio inicial que era o caso de nosso paciente”, afirma o cirurgião responsável pelo procedimento, reiterando que esse procedimento foi realizado na unidade pela primeira vez. “Isso é uma ampliação da assistência à população que ganha com mais um procedimento”, reitera o médico.

Após a cirurgia, o paciente foi encaminhado para UTI onde permanecerá as próximas 48 horas em pós-operatório com acompanhamento intensivo de ausculta do tórax, monitorização de sinais vitais, verificação da frequência respiratória e profundidade da respiração, além da monitorização da gasometria arterial e da saturação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários