Sábado, 12 de Julho de 2025
16°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Cidades Rio Preto - SP

Intérprete de Libras acompanha parto de paciente surda no SUS

Profissional da Secretaria de Saúde garantiu acolhimento e comunicação durante o nascimento de bebê na rede pública de Rio Preto

11/07/2025 às 22h26
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
Compartilhe:
Arquivo pessoal / SMCS
Arquivo pessoal / SMCS

O nascimento do pequeno Gael, no dia 10 de julho de 2025, na Santa Casa de São José do Rio Preto foi cercado de emoção, cuidado e inclusão. Filho da paciente surda Josimara de Oliveira Paula e de Juliano da Silva Santos, o bebê veio ao mundo às 13h09, com 3,430 kg e 47 centímetros, após a equipe médica optar por uma cesariana de emergência. Gael é o segundo filho do casal. O parto foi realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e contou com o acompanhamento da intérprete de Libras Emily Ribeiro, profissional da Secretaria Municipal de Saúde, garantindo comunicação clara, acolhimento e segurança em todas as etapas do atendimento.

O parto foi conduzido pelo obstetra Dr. Fábio Henrique Rodrigues Teles. A paciente é acompanhada na UBS do Parque Industrial pelo ginecologista Dr. Renato Madlum, sob coordenação da gerente da unidade, Flávia Petean.

A atuação da intérprete foi fundamental para que Josimara se sentisse segura e plenamente compreendida. Emily acompanha a paciente desde o início da gestação, prestando apoio nas consultas de pré-natal e demais atendimentos, por meio do serviço especializado da Secretaria de Saúde voltado a pacientes surdos.

“Ela me mandou mensagem às 8h25 da manhã, dizendo que estava com dores no hospital. Como eu já sabia do tempo gestacional, fui preparada para permanecer o tempo que fosse necessário”, contou Emily. Ao chegar, encontrou a paciente sozinha, acompanhada apenas pela equipe médica. “Mesmo com dores, ela sorriu e pegou na minha mão. A presença de alguém conhecido e com quem ela pudesse se comunicar trouxe alívio imediato”.

Durante o trabalho de parto, inicialmente conduzido de forma natural, Emily atuou não apenas como intérprete, mas também como apoio emocional. “Massageava, abanava, dava água, explicava o que estava acontecendo. Eu me preocupava com a intensidade das dores e com o risco de ela desmaiar. Era preciso manter a calma e a confiança”, relata.

A decisão pela cesariana foi comunicada à paciente pela intérprete, que permaneceu ao seu lado até o nascimento de Gael. “Ela segurava minha mão, me ajudava a fazer força, estava sempre ali”, conta Josimara. “Com ela, eu sabia o que estava acontecendo comigo e com meu filho. Foi muito especial e me senti respeitada o tempo todo”.

Momento do parto Gael.jpeg

Um dos registros mais marcantes do momento é a foto em que a intérprete faz, com as mãos, o sinal de “I Love You” em Libras — gesto internacional da comunidade surda que representa amor. O sinal, feito diante da paciente, simboliza acolhimento, vínculo e respeito. “Foi a forma de mostrar o laço que criamos. Amor, acolhimento e presença”, afirma Emily.

Essa foi a quinta vez que Emily acompanhou ativamente o parto de uma paciente surda em Rio Preto. “É sempre emocionante. Esse é o trabalho da minha vida. Quando não estou com eles, estou ensinando sobre eles. A comunicação é o que permite que os pacientes se sintam vistos e cuidados”, destaca.

Referência em inclusão na saúde

Com mais de 15 anos de atuação, o serviço de intérpretes da Secretaria de Saúde de Rio Preto é pioneiro no interior paulista. Atualmente, duas profissionais atuam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h15. O serviço pode ser solicitado pelo telefone (17) 99262-1968.

A paciente, que também é mãe de uma menina de 2 anos, já utilizou o serviço em diversos atendimentos e reforça a importância da continuidade desse apoio. “Quero que outras mulheres surdas saibam que o SUS oferece cuidado, atenção e respeito. Não tenham medo de formar suas famílias. Ter um filho é a maior riqueza do mundo”, conclui.

Emily em visita a Josimara e Gael.jpeg
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários