Sábado, 12 de Julho de 2025
19°

Tempo nublado

São Paulo, SP

Anúncio
Geral Sergipe

Escola de Governo inicia curso de gestão de excelência em ESG na administração pública

Ofertada pelo Governo de Sergipe, a especialização é ministrada pela Unit para uma turma de 60 servidores estaduais

12/07/2025 às 08h11
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Foto: Ascom Sead
Foto: Ascom Sead

A Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Administração (Sead), iniciou, nesta sexta-feira, 11, o curso de pós-graduação “Gestão de excelência em práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) na administração pública”. Ofertada aos servidores estaduais pelo Governo de Sergipe, a especialização é ministrada pela Universidade Tiradentes (Unit), em Aracaju, e os 60 alunos da turma terão aulas quinzenais, às sextas-feiras e aos sábados, ao longo dos próximos 12 meses. 
 
A pós-graduação é lato sensu, na modalidade presencial, e tem carga horária de 360 horas, conforme explica o diretor-geral da Escola de Governo, Wellington Mangueira. Ele destaca que esta formação está integrada ao Programa de Sustentabilidade na Gestão Pública, iniciativa desenvolvida pela Sead, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ação Climática (Semac). “Com este curso de ESG objetivamos capacitar os nossos servidores em práticas e estratégias sustentáveis e responsáveis alinhadas à gestão pública. Estamos oferecendo uma formação teórico-prática de alto nível, com análise, problematização e proposições de temáticas relacionadas a práticas sustentáveis e de responsabilidade institucional, temas caros à gestão pública e ao Governo de Sergipe”, afirmou.
 
Para o professor Mario Eugênio Lima, coordenador do curso, é fundamental fomentar o conhecimento e despertar a curiosidade para a área ambiental, dada a importância da temática no contexto atual. Ele ressaltou que essa pós-graduação foi construída em conjunto, pela Unit e Escola de Governo, e conta com professores que atuam na área para oferecer conhecimento teórico e prático aos alunos. “E o Governo do Estado, através dessa parceria com a Universidade Tiradentes, está oferecendo isso para os servidores, o que é de suma importância para capacitar os gestores para que atuem de maneira alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, levando o estado a um patamar elevado de gestão pública na área de ESG”, avaliou.
 
O curso foi iniciado com uma palestra sobre a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), proferida pelo coordenador do programa no Ministério do Meio Ambiente, Pablo Saldo, e, na sequência os alunos assistiram à primeira aula de Direito Ambiental, disciplina ministrada pelo professor Dr. Sandro Luiz da Costa, promotor de Justiça do Meio Ambiente do Ministério Público de Sergipe.

Para Pablo Saldo, coordenador nacional do programa A3P, essa iniciativa do Governo de Sergipe representa um momento ímpar para a formação de servidores públicos no estado. “São raras as oportunidades de as instituições públicas oferecerem aos servidores formação qualificada na área de sustentabilidade, de responsabilidade socioambiental. E é um prazer e um privilégio estar aqui para essa aula inaugural, falando um pouco sobre a nossa agenda ambiental na administração pública, o que tem sido feito e as oportunidades de emprego da responsabilidade socioambiental”, disse.
 
Segundo o professor Dr. Sandro Costa, ter sido convidado a participar do curso é motivo de honra. “Essa iniciativa do Estado de Sergipe é louvável porque vai atualizar os agentes públicos para que atuam nessas áreas, sobre a importância da visão ambiental sistêmica dentro da administração pública, para que o Estado possa efetivar a sua função prevista na Constituição e assegurar um meio ambiente ecologicamente equilibrado para toda a sociedade”, salientou.
 
Servidora da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, Liliane Borba, aluna da nova pós-graduação da Escola de Governo, decidiu participar do curso para adquirir conhecimento e aperfeiçoar competências profissionais. A expectativa é de muito aprendizado e aperfeiçoamento profissional. Para ela, a temática do curso é bastante relevante. “É interessante os servidores estarem voltados para esse para essa área ambiental. Então, estou muito empolgada com o curso e avalio que temos muito a aprender”, avaliou.
 
Também aluno do curso, Carlos Henrique dos Santos, superintendente de Planejamento das Contratações da Secretaria Especial de Gestão das Contratações, Licitações e Logística, conta que pretende aplicar os conhecimentos da formação no planejamento da pasta. “E também poder encaminhar isso para o desenvolvimento e planejamento do Estado, práticas de sustentabilidade que possibilitem contratações mais sustentáveis, com respeito ao meio ambiente e que possibilitem também o desenvolvimento de uma cultura de gestão de recursos mais sustentável”, explicou.
 

Orlando Moura é produtor rural do perímetro e optou por um sistema de irrigação de microaspersão
Orlando Moura é produtor rural do perímetro e optou por um sistema de irrigação de microaspersão
Para Glicério Caetano, obter o financiamento foi muito importante
Para Glicério Caetano, obter o financiamento foi muito importante
Carlos Henrique
Carlos Henrique
Liliane Borba
Liliane Borba
Mario Eugenio
Mario Eugenio
Pablo Saldo
Pablo Saldo
Sandro Luiz
Sandro Luiz
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários