Entre os dias 25 de julho e 1º de agosto, São Raimundo Nonato (PI) e Petrolina (PE) receberão a Famtour Experience Brasil, promovido pela Embratur, com apoio dos governos estaduais, entre eles o Governo do Piauí. A ação contará com a presença de operadores e agentes de viagens da França, mercado estratégico para o Brasil, e tem como objetivo fortalecer a promoção internacional de experiências autênticas brasileiras, com foco em cultura, natureza, sustentabilidade e gastronomia.
Com início em Petrolina, a programação seguirá rumo ao Parque Nacional da Serra da Capivara, Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, onde os participantes vivenciarão experiências únicas por meio de trilhas, visitas a sítios arqueológicos e imersão na cultura local. O famtour se encerra no Vale do São Francisco, com visitas a vinícolas e vivências enoturísticas.
“A Serra da Capivara é um ativo de valor imensurável para o Piauí e para o mundo. Este famtour é uma oportunidade estratégica para posicionarmos o estado no mercado internacional, mostrando nossa cultura, história e capacidade de acolher o mundo com autenticidade”, destaca o secretário do Turismo, Daniel Oliveira.
Estratégia de internacionalização do turismo brasileira
Ao longo dos anos, os famtours promovidos pela Embratur têm se mostrado eficazes na ampliação de voos internacionais, no mapeamento de novos roteiros turísticos e na criação de oportunidades comerciais. Esta edição tem como foco o mercado francês, que ocupa a 6ª posição no ranking de emissores de turistas ao Brasil em 2024, com mais de 208 mil visitantes registrados até novembro.
A ação visa promover a comercialização de experiências brasileiras junto a operadoras e agências internacionais; aproximar os agentes de viagens dos destinos, com vivências que aprofundem o conhecimento sobre o Brasil; facilitar o contato com fornecedores locais, fortalecendo a cadeia do turismo, bem como avaliar e ajustar os produtos turísticos, tornando-os mais competitivos no mercado externo.
Segundo dados da Embratur, os franceses demonstram forte interesse por turismo cultural (27,8%), natureza (26,7%) e sol e praia (23,3%), além de um alto padrão de gastos. Para esse público, experiências autênticas — como gastronomia, arte e biodiversidade — são diferenciais importantes.
Roteiro: da pré-história à enocultura nordestina
Durante sua estadia no Piauí, os operadores visitarão trilhas como Desfiladeiro da Capivara, Boqueirão da Pedra Furada, Sítio do Meio, Serra Branca, Trilha do Hombu e o espetáculo natural das andorinhas no cânion. A programação inclui ainda o Museu do Homem Americano, a Cerâmica Serra da Capivara e o Instituto Olho d’Água, que apresentam o patrimônio arqueológico e os projetos de desenvolvimento sustentável da região.
Após a imersão na Serra da Capivara, a comitiva seguirá para Petrolina, onde encerrará a programação conhecendo a Rota dos Vinhos do Vale do São Francisco. As visitas às vinícolas Rio Sol e Villa Garziera, somadas às experiências gastronômicas, reforçarão o potencial turístico da região no cenário enoturístico brasileiro.
Mín. 16° Máx. 22°