Quarta, 16 de Julho de 2025
13°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Geral CM São Luis - MA

Servidor da Câmara leva capoeira e cultura maranhense à França e Suíça

O servidor Luís Augusto Lima, conhecido como Luizão, coordenador da equipe de segurança da Câmara Municipal de São Luís, representou o Maranhão e o...

15/07/2025 às 17h33
Por: Redação Fonte: Câmara Municipal de São Luis - MA
Compartilhe:
Foto: Foto: Reprodução/Câmara Municipal de São Luis - MA
Foto: Foto: Reprodução/Câmara Municipal de São Luis - MA

O servidor Luís Augusto Lima, conhecido como Luizão, coordenador da equipe de segurança da Câmara Municipal de São Luís, representou o Maranhão e o Brasil na Europa, no último mês de maio, por meio da capoeira e das manifestações tradicionais da cultura afro-maranhense.

Com 44 anos de dedicação à capoeira, Luizão participou de mais uma edição do evento Saudade do Meu Maranhão”, realizado em Paris, a convite do mestre maranhense Jurandir Gavião, radicado na capital francesa há mais de duas décadas. O evento, organizado pela associação “Maior é Deus Paris”, celebra a cultura maranhense com destaque para a capoeira, o tambor de crioula e outras expressões populares, reunindo mestres, artistas e amantes das tradições afro-brasileiras. 

Além das apresentações e rodas realizadas em Paris, Luizão também ministrou oficinas de capoeira e tambor de crioula na cidade de Lucerna, na Suíça, durante alguns dias, contribuindo para a difusão da cultura maranhense em solo europeu.   “É um orgulho poder levar a nossa história, os nossos saberes e a força das manifestações negras do Maranhão para outros países. A capoeira e o tambor de crioula falam por nós”, afirmou. 

 Servidor da Câmara, Luizão começou na capoeira ainda criança, na Rua Humberto de Campos, no Centro de São Luís, sob a orientação do Mestre Madeira. Pouco tempo depois, iniciou-se também no tambor de crioula com o Mestre Leonardo. Desde então, mantém-se ativo como mestre, praticante e transmissor dessas tradições. Atualmente, ele dá aulas de capoeira no Centro Cultural EducacionalAcapus, no Centro de São Luís, próximo à Câmara, onde mantém viva a herança cultural afro-brasileira para crianças, jovens e adultos da comunidade. 

A participação de Luizão na agenda internacional contou com apoio do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e da Câmara Municipal de São Luís. A iniciativa reforça a importância do investimento público na valorização e difusão das manifestações culturais do Maranhão, dentro e fora do país. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários