A comunidade de Riacho Doce, em Caruaru, foi palco, nesta terça-feira (15), do Ato Público de encerramento do Projeto Quintais das Margaridas, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e o Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC). A ação beneficiou 35 mulheres da zona rural com a implantação de quintais produtivos — espaços voltados à produção de alimentos, criação de pequenos animais e preservação da agro biodiversidade, fortalecendo a autonomia econômica e social das mulheres do campo.
Durante o ato, foram anunciadas outras importantes ações do Governo Federal, como o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026 em Pernambuco, com foco na agroecologia e no fortalecimento dos quintais produtivos por meio do Pronaf B, além do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (PRONARA) e a entrega do Projeto Jandaíras, voltado à organização produtiva de mulheres de comunidades tradicionais.
“Caruaru demonstra, com iniciativas como essa, que é possível aliar desenvolvimento rural com protagonismo feminino, segurança alimentar e respeito ao meio ambiente”, ressaltou Paulo Teixeira, Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, presente no evento.
Também participaram a secretária-executiva do MDA, Fernanda Machiavelli, e a vice-prefeita de Caruaru, Dayse Silva, que enfatizou o papel do município: “É motivo de muito orgulho para nossa cidade ser reconhecida como referência no desenvolvimento rural e nas políticas voltadas às mulheres do campo. Esse projeto reforça o compromisso da gestão municipal com a transformação social e o empoderamento das nossas agricultoras”.
A produtora de galinhas Márcia Siqueira, que mora no Sítio Carneirinho, expressa gratidão pelo projeto: “Esse foi o primeiro projeto em que participei, e me ajudou demais, contribuindo de forma significativa no aumento da renda lá de casa. Minha família antes dependia apenas de costura, mas não era o suficiente. Com os recursos do projeto, consegui construir um galpão e adquirir algumas galinhas para iniciar a produção. Sou grata ao projeto, que me trouxe a esperança em continuar crescendo na área”, comentou Márcia.
Mín. 8° Máx. 23°