Quarta, 16 de Julho de 2025
23°

Tempo limpo

São Paulo, SP

Anúncio
Cultura Cultura

Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta no Festival de Inverno de Campos do Jordão

Sob a regência do maestro titular Roberto Tibiriçá, a OSP fará duas apresentações no maior e mais tradicional evento de música clássica da América...

16/07/2025 às 09h27
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Vitor Dias
Foto: Vitor Dias

Na próxima semana, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) será um dos destaques da 55ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, que neste ano oferece toda a programação gratuita.

O evento, agendado para entre os dias 5 de julho e 3 de agosto, reúne mais de 75 concertos em palcos das cidades de Campos do Jordão e São Paulo, com uma programação intensa e plural que, além de excelência artística, promove também a formação de jovens músicos.

Sob a regência do maestro titular Roberto Tibiriçá, a OSP fará duas apresentações no Festival, com um repertório que reúne obras de Richard Wagner e Piotr Ilyich Tchaikovsky. Na sexta-feira (25), o concerto será às 20h30, no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão. “É uma honra integrar a programação deste evento que é referência em música erudita e formação artística, reforçando a presença da Orquestra Paranaense no cenário nacional”, afirma Tibiriçá.

O concerto da OSP inicia com a vibrante Abertura de "Os Mestres Cantores de Nürnberg", uma celebração da música e da arte. Em seguida, o Prelúdio e Morte de Amor de "Tristão e Isolda" entrega harmonias inovadoras que influenciaram toda a música ocidental. A grandiosa "Sinfonia nº 4 em fá menor, Op. 36", de Tchaikovsky encerra o programa, alternando momentos de angústia e exuberância.

Os ingressos para os concertos são distribuídos gratuitamente de forma online, cinco dias antes de cada apresentação, sempre ao meio-dia (limitados a quatro por pessoa). Ou seja, no caso da OSP, estarão disponíveis a partir de domingo (20) e segunda-feira (21). Há ainda uma cota de 100 ingressos para distribuição ao público uma hora antes de cada apresentação, nos locais dos concertos.

Entre outros destaques da programação estão apresentações da Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp), do Coro da Osesp, da Filarmônica de Goiás, da Sinfônica de Pernambuco e da Filarmônica Catarinense, além de participações de Guido Sant’Anna, Cláudio Cruz, Carlos Prazeres e Wagner Polistchuk. Na música de câmara, o norte-americano Quarteto Ulysses, o Quinteto Villa-Lobos, o Quarteto Camargo Guarnieri e o Brazilian Winds Ensemble.

“Este é um dos eventos mais importantes da música clássica na América Latina, e estar ao lado de grandes nomes e instituições reforça a excelência artística do nosso trabalho e o compromisso com a popularização da música sinfônica para todos os públicos”, afirma Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.

Além dos grandes concertos, o Festival de Inverno de Campos do Jordão se mantém como um tradicional espaço de formação musical. Em 2025, o Módulo Pedagógico, considerado o coração do evento, oferece 141 bolsas de estudo e cerca de 1.200 horas-aula. Os alunos participam das orquestras do Festival sob a regência de maestros renomados.

A programação se encerra com a entrega de dois prêmios: o tradicional Prêmio Eleazar de Carvalho, que concede uma bolsa de estudos no exterior, e o inédito Prêmio Anna Laura de Música Antiga (PALMA), voltado a jovens músicos dedicados ao repertório histórico.

“Este Festival é uma celebração da excelência artística aliada à política pública que transforma. Ao promover acesso gratuito e apoiar novas gerações, reafirmamos nosso compromisso com uma cultura viva, plural e acessível”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura do Estado de São Paulo.

NA CAPITAL PAULISTA– Já no sábado, às 16h30, a apresentação ocorre na tradicional Sala São Paulo, na capital paulista. Ela faz parte do Complexo Cultural Júlio Prestes, na antiga Estação Júlio Prestes, uma histórica estação ferroviária. É a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e do Coro da Osesp.

Serviço:

Apresentações: 25 e 26 de julho de 2025

25 de julho (sexta-feira), às 20h30 | Auditório Claudio Santoro (Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1800 - Alto Boa Vista, Campos do Jordão)

26 de julho (sábado), às 16h30 | Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 - Campos Elíseos, São Paulo)

Maestro: Roberto Tibiriçá

Ingressos: gratuitos, distribuídos online cinco dias antes de cada apresentação, ao meio-dia (limitados a quatro por pessoa) e, no local, uma hora antes de cada apresentação (cota de 100 ingressos).

Programa:

Wagner: Abertura da ópera “Os Mestres Cantores de Nürnberg” – duração 10’

Wagner: Prelúdio e Morte de Amor da ópera “Tristão e Isolda” – duração 17’

Tchaikovsky: "Sinfonia nº 4 em fá menor, Op. 36" – duração 44’

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários