

Ativo no mercado internacional e chamando cada vez mais atenção do empresariado, o Viaje Paraná – órgão de promoção do turismo estadual – registrou um aumento no número de expositores em grandes feiras turísticas mundiais. Juntas, a FIT América Latina (Argentina), Fitpar (Paraguai) e Fitur (Espanha), tiveram uma alta de 32,3% no número de participantes nos estandes do órgão no Exterior, na comparação entre edições.
As feiras na Argentina e no Paraguai, realizadas em 2024, e a da Espanha, no começo deste ano, somaram 34 expositores em estandes do órgão. Já as edições atuais (a serem realizadas até o final deste ano e no começo de 2026) reunirão, juntas, 45 participantes. Nos eventos, os expositores podem divulgar produtos, destinos, serviços e ampliar o contato com o mercado de outros países.
“O empresariado é o nosso aliado, porque não existe turismo sem eles. Sabemos que o setor é conduzido por essa classe, então proporcionar espaços em feiras é um incentivo e uma estratégia de promoção orgânica do turismo estadual”, explicou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
“Nosso papel é divulgar o Paraná, ao mesmo tempo em que fornecemos às empresas e possíveis clientes estrangeiros uma gama de serviços, destinos e empreendimentos estaduais qualificados para venda”, acrescentou Cortes.
IMPACTO NO MERCADO– O Curitiba Convention já participou com o Viaje Paraná em eventos nacionais e vai acompanhar o Estado nas três grandes feiras no Exterior dessa vez. Ele é uma das organizações paranaenses focadas na promoção do Turismo de Negócios e Eventos (M.I.C.E.) em seus destinos, abrangendo viagens corporativas, recepção de grandes shows e afins.
“Abraçamos a oportunidade de levar Curitiba para fora, porque sabemos que isso impacta positivamente os negócios de nossos associados. Iniciativas assim são esperadas pelo setor há muito tempo, então é relevante o Estado proporcionar isso, porque muitos municípios paranaenses têm vocação ao segmento. Cada vez mais pessoas vão se interessar em acompanhar o Viaje Paraná”, afirmou Gislaine Queiroz, presidente da organização.
Willian Lass, diretor-geral do Bourbon Thermas Eco Resort Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, cita que o empreendimento estar na próxima FIT Buenos Aires é uma forma de se conectar diretamente com um mercado prioritário e em expansão.
“É estratégico, uma vez que a relação cambial entre Brasil e Argentina favorece o fluxo de turistas no Paraná, com uma crescente de argentinos em nossas unidades. O Bourbon tem uma unidade em Buenos Aires, o que reforça ainda mais a importância de estarmos junto do Viaje Paraná no país vizinho. A proximidade desse público fortalece nosso posicionamento estadual e amplia as possibilidades de relacionamento e negócios”, ressaltou.
ATRAVESSAR O OCEANO– As feiras na América Latina têm como vantagem a proximidade com o Brasil e com o Paraná, facilitando o deslocamento dos expositores que participam dos estandes. Já a Fitur, em Madri, mesmo exigindo um pouco mais de esforço, não impede o trade turístico estadual de representar as regiões paranaenses na Europa.
Kellin Ramos, secretária de Turismo de Tibagi, nos Campos Gerais, vai atravessar o oceano e viajar aproximadamente 8,7 mil km até Madri para participar da Fitur, divulgando o município pela primeira vez em um evento internacional. Ela comenta que apresentar sua cidade e entender as demandas de mercado são algumas das motivações da participação ao lado do Viaje Paraná.
“Para nós, essa participação tem alguns motivos especiais. Entendemos que é importante visitar outros continentes e países para conhecer novas realidades e aprimorar o nosso município e, claro, divulgar todos os nossos potenciais”, disse Kellin. Segundo ela, houve um crescimento considerável de turistas estrangeiros em Tibagi, que estão visitando o Cânion Guartelá, cachoeiras, atividades de aventura e afins. “Esses atrativos serão conhecidos fora do Brasil”, afirmou.
Douglas Roberto Suptitz, diretor comercial da agência MMC TURISMO, vai representar a empresa pela segunda vez na Fitur. “O Paraná ter um espaço em uma feira europeia desse tamanho mostra a relevância do nosso Estado perante o mercado global. Vamos participar de novo, porque da última vez fizemos muitos contatos, conhecemos clientes potenciais e tivemos grande retorno financeiro e cultural”, explicou.
FEIRAS– Promovida em Buenos Aires, na Argentina, a FIT América Latina acontece entre os dias 27 e 30 de setembro deste ano. Considerado um dos maiores do gênero no continente, o evento teve aproximadamente 125 mil pessoas no ano passado, ocasião em que o estande paranaense apresentou a gastronomia típica do Litoral.
Já a Fitpar – classificada como uma das principais feiras turísticas globais pela Organização Mundial do Turismo (OMT) – acontece entre 10 e 12 de outubro em Assunção, capital do Paraguai. Na edição do ano passado, o Paraná apresentou redes hoteleiras, agências e operadoras de turismo, de receptivo e afins.
A Fitur acontecerá entre 21 e 25 de janeiro de 2026, em Madri. Ela é conhecida como um ambiente para fortalecer relações comerciais e multiplicar negócios. Na última edição, com a visitação de cerca de 250 mil pessoas, o Viaje Paraná apresentou materiais traduzidos para o inglês e espanhol, experiências gastronômicas, além de uma série de rodadas de negócios, com foco na apresentação ao trade e mercado europeu.
Piauí Indústria do turismo aumenta em 83% geração de empregos no Piauí
Tocantins Governo do Tocantins premia Secretaria de Estado do Turismo com Selo Ouro do projeto Instituição Amiga da Mulher
Mato Grosso do Sul Congresso de zoológicos e aquários terá minicursos sobre conservação, meio ambiente e ciência
Turismo Inscrições para participar da WTM Latin América com o Viaje Paraná terminam dia 4
Turismo Carnaval em Minas Gerais bate recorde de público em 2026 com 14,9 milhões de foliões e conquista mais turistas
Turismo Inscrições para empresários participarem de feira turística em Gramado encerram nesta sexta
São Sebastião - SP Ki-Fogo é campeã do Carnaval de Sao Sebastião 2026; Flor do Morro vence Grupo de Acesso
São Sebastião - SP Concurso de Fantasia Infantil do Carnaval de São Sebastião 2026 apresenta criatividade das famílias e energia única das crianças
Turismo Carnaval da Liberdade 2026 movimenta ruas da capital mineira e atrai turistas para todo o estado Mín. 20° Máx. 28°





